PROCON DE SÃO CAETANO ORIENTA COMERCIANTES SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR

O Procon de São Caetano do Sul realizou nesta quinta-feira (17/12) uma série de vistorias a comércios da cidade para orientar os lojistas sobre os direitos dos consumidores. A ação teve caráter educativo, com os fiscais da entidade verificando vitrines e estabelecimentos comerciais em busca de práticas que devem ser mudadas para melhor adequação ao Código de Defesa do Consumidor.

As vistorias foram realizadas pela diretora do Procon de São Caetano, Aline de Cássia Anaya, e pelos agentes de fiscalização Kleber do Nascimento e Carlos Eduardo Mak. “Nós escolhemos está época do ano para a ação por conta do aumento no movimento das lojas. Queremos dar o máximo possível de informações e orientações aos comerciantes antes de aplicar multas”, explicou a diretora.

Os fiscais visitaram as ruas Santa Catarina, Visconde de Inhaúma e o ParkShoppingSãoCaetano. Eles verificaram nas lojas se todas as mercadorias expostas em vitrines ou internamente tinham a indicação visível de preço, se havia informações claras sobre as formas de pagamento aceitas em cada estabelecimento e se todos os locais disponibilizavam, de forma fácil e acessível aos clientes, uma cópia do Código de Defesa do Consumidor.

 “O Procon de São Caetano está de parabéns por esta visita de esclarecimento. É assim que as coisas devem funcionar, com os fiscais explicando o que nós temos de fazer em benefício dos clientes. Vamos aplicar todas as orientações que recebemos hoje”, elogiou João Luiz, gerente responsável por uma loja de artigos fotográficos na Rua Santa Catarina, no Centro da cidade.

 Outro comerciante a apoiar a iniciativa do Procon foi Waldemar Yamada, proprietário de uma ótica na região central. “Acho que isso que eles estão fazendo é o ideal: primeiro orientar nós comerciantes sobre como podemos melhorar nossa atendimento, para depois multar se não houver mudanças. É uma ação muito boa”.

 A diretora do Procon sulsancaetanense ressaltou a função da entidade na harmonização das relações entre consumidores e fornecedores. “O caráter de nossa atuação hoje foi preventivo. O que nós do Procon buscamos é primeiro informar os comerciantes sobre como cumprirem as determinações do Código de Defesa do Consumidor, para apenas depois aplicarmos multas por infrações.”

 O Procon de São Caetano realiza atendimento ao público no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados (com limitação de dez senhas), das 8h às 10h30. O telefone para informações é 4227-7726.

 Alerta – Os fiscais do Procon de São Caetano aproveitaram a visita aos centros comerciais para informar que a entidade não vende exemplares do Código de Defesa do Consumidor – o material pode ser obtido gratuitamente no site www.procon.sp.gov.br. “Qualquer pessoa que se identificar como fiscal do Procon sem apresentar suas credenciais, ou vendendo qualquer material, está praticando um golpe”, informou Aline de Cássia Anaya. Em caso de dúvidas os comerciantes devem entrar em contato com o Procon sulsancaetanense pelo telefone 4227-7726.