Órgão de defesa do consumidor ressalta que informação sobre produtos deve ser clara, correta e precisa
Uma das datas que mais apresenta aumento de consumo, o Dia dos Namorados, comemorado nesta quinta-feira (12), deve levar vários casais a comemorarem com jantares e troca de presentes. Neste ano, a concorrência com a Copa do Mundo – cuja partida inaugural envolvendo a Seleção Brasileira será no mesmo dia – pode fazer os amantes do futebol apressarem as compras. Por isso, o Procon de Santo André elaborou dicas sobre alguns cuidados na hora de adquirir os mimos para a ocasião. O órgão de defesa municipal destaca que a informação clara, correta e precisa é um dos instrumentos disponíveis para a prática do consumo de forma consciente.
Leia também:
Procon de Santo André orienta sobre compras do ‘Dia das Mães’
Se a opção for por roupas, o Procon andreense recomenda verificar previamente se a loja permite a troca em caso de inadequação do tamanho, cor ou modelo e em quais condições. “É interessante solicitar essas condições por escrito, nem que seja na própria nota fiscal, visto que inexiste direito a troca de produtos quando não apresentem vícios de fabricação”, orienta o diretor do órgão, o advogado Marco Aurélio Ferreira dos Anjos. Outros dois cuidados são com as etiquetas e as numerações das peças de vestuário. Com relação à numeração, a precaução é pelo fato de não serem padronizadas, é comum haver diferença entre uma confecção e outra. Já as etiquetas, devem ter as orientações sobre como lavar, secar e passar a peça.
PESQUISE ANTES DE COMPRAR – No caso das flores, a primeira dica é ficar atento ao preço, já que pode ocorrer variação de um estabelecimento para outro. Se a escolha for cestas, como de pães e frutas, deve-se observar o prazo de validade dos itens. Outra precaução é exigir do fornecedor que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos, cosméticos, por exemplo, e nem com flores.
O diretor do Procon enumera os outros tipos de cuidados que o consumidor deve tomar na hora em que for realizar uma compra, como pesquisar antes de fechar a compra, comparar o preço à vista com o parcelado, checar as taxas de juros do cartão de crédito e do cheque pré-datado. “A nossa primeira orientação é a de pesquisar, visitando sempre mais de um estabelecimento, e negociar um possível desconto no pagamento à vista”, finalizou Marco Aurélio.