Prefeitura de São Bernardo reforça monitoramento aéreo com entrega de drones à GCM

ARTICLE TOP AD

Três equipamentos de última geração começaram a ser usados na região do Rudge Ramos, Centro e áreas de preservação ambiental; investimento é de R$ 52 mil

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta segunda-feira (30/10) três drones para a Guarda Civil Municipal (GCM). A ação visa ampliar o monitoramento de segurança da cidade em pontos de maior incidência criminal, atuar na contenção de pancadões e festas irregulares, no apoio às viaturas de campo, bem como na vigilância das áreas de preservação ambiental, na segurança de grandes eventos e também no patrulhamento da Prainha do Riacho Grande e Parque Estoril.

“Estamos investindo R$ 52 mil nessa nova tecnologia que vai colaborar com a segurança e ajudar no combate à violência na cidade. Uma das regiões em que serão iniciadas as operações com o drone será o bairro do Rudge Ramos, que vem sofrendo com o aumento da criminalidade. Mais uma inovação para ampliar a qualidade de vida da nossa população”, declarou o chefe do Executivo.

Com alcance de pelo menos 15 quilômetros, os drones são equipados com sistema de geolocalização, transmissão de vídeo em alta definição e livre de interferências. Um dos principais benefícios é a cobertura de faixas mais longas de terra e a facilidade de alcançar áreas de difícil acesso humano. “Essa tecnologia de ponta é indispensável nas ações de segurança pública. O drone possibilita o monitoramento em tempo real e permite acionar as equipes terrestres imediatamente no caso de identificação de movimentações suspeitas”, completou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

MODERNIZAÇÃO – Morando também destacou que até o final de 2024 o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) passará por um processo de modernização, ampliando o patrulhamento em vídeo em São Bernardo. “Vamos modernizar a nossa central de informações. Já temos um processo de licitação em andamento e, quando ele estiver implementado, as imagens dos drones serão integradas às imagens das 400 câmeras que já fazem o monitoramento da cidade”, acrescentou.

TREINAMENTO – Dez agentes de segurança da Romu, Guarda Ambiental e patrulhamento territorial participaram de treinamento para a operação dos drones com aulas de operação do equipamento, pilotagem, noções de aeronavegabilidade, inteligência de voo, patrulhamento com drones, segurança na pilotagem, além de legislação específica.

INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA URBANA – Desde o início da gestão, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na pasta. Atualmente, a Guarda Civil Municipal da cidade é a segunda maior do Estado, com 874 agentes, atrás apenas do contingente da Capital. No momento, está em andamento concurso público para preenchimento de 150 novas vagas na GCM.

ARTICLE BOTTOM AD