Paranapiacaba é opção de passeio no feriado de 12 de Outubro

ARTICLE TOP AD

Na quinta-feira, Vila terá festa das crianças e feira de produtos de cambuci; exposição, museus e trilhas são outras atrações

Santo André, 10 de outubro de 2017 – No feriado prolongado do dia 12 de outubro, a Vila de Paranapiacaba é uma opção de passeio interessante para quem permanecer na região. Considerada patrimônio histórico nacional, a vila conta com série de museus que resgatam a história da ferrovia, além de trilhas em meio à Mata Atlântica.

Para celebrar o Dia das Crianças, com o apoio da Prefeitura de Santo André, os moradores da Vila organizaram uma festa. A atividade, na quinta-feira, das 10h h às 17 h, será no Antigo Mercado terá apresentação de circo, cama elástica, tobogã e brincadeiras diversas para as crianças. Grátis. Ainda na quinta-feira, no mesmo horário, o Galpão das Oficinas, recebe a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica.

E a partir de quinta-feira o público poderá conferir também a exposição ‘Traços de Paranapiacaba’ no Clube União Lyra-Serrano. São desenhos artísticos da Vila realizados pela arquiteta e artista plástica Teresa Saraiva. As visitas gratuitas poderão ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 5 de novembro.

Museus – Localizado no Caminho do Mens, s/n, o Museu Castelo abriga acervo que resgata a história local e da ferrovia. Ingressos R$ 3, com visita guiada. O Circuito Museológico da vila conta ainda com o museu Funicular (acesso pela passarela, ingresso R$ 5, o Centro de Referência em Arquitetura e Urbanismo, com exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martin Smith (Rua Campos Sales, s/n, grátis). Nos quatro dias do feriado, o horário de funcionamento é das 10h às 16h.

O visitante pode ainda se aventurar pelas seis trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, e que dão o nome à unidade de conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André.

O parque dispõe ainda de um Centro de Visitantes (Rua Direita, 371, tel. 11 4439-0321). Neste espaço funcionam a sala de vídeo e a Sala Floresta, que conta com uma exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com réplicas de plantas, animais e suas pegadas. Há ainda exposição de sementes, madeiras e ninhos de pássaros, um aquário com peixes da região, maquete da área do parque e banners com informações sobre a unidade de conservação. O horário de funcionamento do parque e do centro durante o feriado será das 9h às 16h.

Para receber os visitantes, a vila conta ainda com bares, cafés, restaurantes e pousadas, entre outros serviços.

Como chegar – Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele saido Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646).

ARTICLE BOTTOM AD