Oportunidades de empregos temporários na região do Rudge Ramos

ARTICLE TOP AD

Setor de comércio, principalmente as lojas de roupas e calçados, estão entre as principais vagas de trabalho

O final do ano está próximo e o comércio de rua no bairro Rudge Ramos, assim como os shoppings na região de São Bernardo, estão abrindo portas para oportunidades de empregos temporários.

Na região do ABC, devem ser criadas pelo menos 2.556 vagas. A Acisbec, Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, tem estimativa positiva em relação às contratações, 8% mais do que no mesmo período do ano passado. A expectativa é de geração de 1.800 vagas entre outubro e dezembro.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano e a estimativa das ofertas de vagas para o Natal de 2019 é a maior em seis anos, em todo o estado de São Paulo. O setor de vestuário está entre os maiores volumes de contratações.

Para o analista de recursos humanos da Universidade Metodista de São Paulo, Thiago Rodrigues, 32, o setor de comércio, especialmente as lojas de rua e shoppings, oferece oportunidades de vagas temporárias quando a demanda de vendas aumenta no final de ano, devido ao décimo terceiro, queda na taxa de juros, liberação dos saques FGTS e as celebrações.

O analista explica que há um perfil e um requisito fundamental para o setor de vendas. “O essencial é que a pessoa seja comunicativa e tenha facilidade em lidar com pessoas”.

Suzana de Hugo, 57, gerente da loja R49, no bairro Rudge Ramos, admite que todo final de ano costuma contratar para ter um atendimento de acordo com a demanda. “O cliente não pode ficar esperando para ser atendido. O movimento é maior e a loja tem que suprir”.

Segunda a gerente, neste momento há três vagas para vendedor, uma para o cargo de estoque, e outra para embalar os pacotes de presentes. No estabelecimento, há casos de funcionários contratados como temporários e que foram efetivados no ano seguinte, como a balconista Giovanna Araujo, 23, da R49. “ Na época (fim de 2018) estava procurando cargos para ser efetivada, mas só encontrei como temporária. Trabalhei em dezembro e no mês seguinte me chamaram para ficar como efetiva”, relembra Giovanna.

A loja Viv L’eroá Premium também faz parte dos estabelecimentos que pretendem contratar para cargos temporários neste fim de ano, no bairro Rudge Ramos. O gerente Gustavo Theodoro de Oliveira, 26, explica que um plantel comum não seria o suficiente. “Normalmente precisamos de um extra para trabalhar no caixa e os demais sempre para as vendas. Quem se destaca, recebe um convite para permanecer em definitivo”.

Apesar do sentimento esperançoso e a expectativa de vendas em outras lojas, a dona do estabelecimento Dorota, Gabriela da Costa, frisou que as contratações neste fim de ano dependerá do movimento no mês de novembro. “No ano passado aconteceu da gente contratar como temporário e depois efetivar. Este ano, como está mais devagar, vamos decidir em novembro”.

Além das lojas de rua, especialmente as de roupas e calçados, os shoppings São Bernardo Plaza, Golden Square e o Metrópole também estão recrutando vagas temporárias.

 

ARTICLE BOTTOM AD