Mulheres representam 63,7% dos colaboradores do Poupatempo

Quase dois terços dos colaboradores do Programa Poupatempo são mulheres, segundo um levantamento feito especialmente para o Dia Internacional da Mulher. Do total de 13.365 pessoas que trabalham nos 69 postos e na administração do Poupatempo, 63,79% são mulheres e 36,21% são homens. Em números absolutos, são 8.526 mulheres e 4.839 homens. 
“A mulher é compreensiva, paciente e solidária para atender o público, explica a Superintendente de Operações do Programa Poupatempo, Tânia Virgínia de Souza. Segundo ela, no recrutamento de pessoal não existe exigência de que o candidato seja do sexo feminino, mas na seleção as candidatas mulheres se destacam por apresentarem talentos considerados importantes no padrão Poupatempo de atendimento. 
“A atuação competente, decisiva e majoritária das mulheres tem sido fundamental para o índice de praticamente 100% de aprovação do programa desde a sua criação, há 18 anos”, afirma Tânia, destacando que a principal missão do Poupatempo é oferecer serviços públicos com eficiência, qualidade, rapidez e sem privilégios. “O cidadão está sempre acima de tudo”, diz a superintendente. 
A colaboradora mais idosa do Poupatempo é a voluntária Clarisse Mendonça Aun, que trabalha no programa Escreve Cartas da unidade Santo Amaro. Ela dedica duas horas por semana a escrever cartas ou preencher formulários para pessoas que não sabem ler e escrever. A colaboradora mais jovem é Samara Guimarães da Silva, de 15 anos, que ocupa uma vaga de aprendiz na unidade de Guaratinguetá, inaugurada em janeiro deste ano.