Mães se reinventam nas redes sociais para empreender na quarentena

O Dia das Mães de 2020 chega em meio a grandes restrições e incertezas geradas pela pandemia no mundo e no  Brasil, um país onde cerca de 53% das empreendedoras também são mães, segundo a pesquisa “Empreendedoras e seus Negócios”, da Rede Mulher Empreendedora –

A crise e as limitações na mobilidade geraram mudanças no consumo, como mostra uma pesquisa do Facebook IQ¹, que indica que 37% dos brasileiros estão pesquisando mais produtos online e 28% estão fazendo mais compras via internet do que antes do coronavírus. Além disso, um estudo do Facebook IQ sobre o Dia das Mães² revelou que três em cada quatro consumidores acreditam que as redes como Facebook, Instagram e WhatsApp ajudam nas compras do presente.

Procurando incentivar a mais mulheres a empreender e a inspirá-las em um dia tão significativo, o Facebook levantou uma série de histórias que tem como característica comum o fato de inspirar e mostrar como é possível adaptar os negócios aos novos hábitos, mesmo considerando as restrições atuais, e também oferece algumas dicas simples para ajudar a manter as vendas.

Embora essa data comemorativa venha recheada de incertezas, é possível adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo, conforme as histórias abaixo (logo após as dicas)  revelam:

    • Não é tarde – apesar desse novo momento, as pessoas devem cada vez mais se acostumar a comprar online. Então esse é um bom momento para digitalizar o seu negócio ou abrir um novo negócio para gerar renda 
    • Inspire-se – busque ideias em outros negócios estão fazendo  – ainda que de setores diferentes do que você atua – para pensar de maneira criativa e encontrar soluções para gerar renda
    • Compre online – incentive os seus clientes a comprar online ao incluir links para seu site ou para os itens específicos que estiver vendendo. Indique também a compra de vale-presentes, por exemplo. 
    • Como pedir? – Mostre para os seus clientes onde eles podem fazer os pedidos, forneça suas informações de contato e inclua detalhes de quando aceitará solicitações. Compartilhe as medidas que você está tomando para se proteger.
    • Mantenha contato – Fique conectado aos clientes  e considere definir respostas automáticas para as perguntas mais frequentes, como horário de funcionamento e como fazer pedidos.