Força-tarefa acontece em diversos postos com a participação de fiscais do IPEM-SP, ANP e Procon
Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, equipes da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), e da Fundação Procon, percorrerão postos de combustíveis de pequeno, médio e grande porte durante intensificação da fiscalização neste segmento no Grande ABC.
Caso as equipes do IPEM-SP encontrem irregularidades, as bombas de combustíveis serão interditadas e só poderão ser reutilizadas após o mecânico autorizado fazer os reparos necessários, sendo liberadas com a presença de uma equipe de fiscalização do instituto. O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.
IPEM-SP
O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com equipes de fiscalização formada por especialistas e técnicos, o instituto realiza fiscalizações, em todo o Estado de São Paulo, fiscalizações em balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, radares, produtos têxteis, brinquedos, entre outros materiais.
O consumidor que tiver dúvidas, desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do instituto, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.