O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou nesta quarta-feira, 20 de maio, por meio da regional em Santo André, a verificação inicial de 67 pesos padrão para balanças, na fábrica da Toledo, localizada em São Bernardo do Campo, na Grande SP, cidade a 22 km da capital.
Diante da pandemia do Covid-19, o Ipem-SP está com equipes de plantão para atendimento imediato de fabricantes de diversos instrumentos ligados à saúde, inclusive, na verificação de pesos padrão utilizados, inclusive, nas indústrias farmacêuticas e químicas.
Os pesos padrão são instrumentos denominados balizadores e têm a finalidade de validar balanças e outros pesos em laboratórios.
A verificação inicial dos pesos padrão é relevante devido ao uso desses instrumentos nas seguintes situações:
– nos casos que necessitam de medições mais precisas, como as realizadas pelas indústrias farmacêuticas e químicas. Nestes setores, os pesos são usados como padrão referência em balanças para conferência, muitas vezes de forma diária, para verificar se as pesagens estão corretas.
– oficinas de manutenção de balanças: os pesos são usados para verificar se o instrumento, após o devido reparo, está realizando a pesagem corretamente
Em 2020, até abril, o Ipem-SP verificou 1.964 pesos padrão. Em 2019, foram 9.788.