Home Cidades Greve dos ônibus no Grande ABC foi confirmada para esta quinta-feira (5).

Greve dos ônibus no Grande ABC foi confirmada para esta quinta-feira (5).

A greve dos ônibus no Grande ABC foi confirmada para esta quinta-feira (5).

O Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC (Sintetra) decidiu, em assembleia realizada nesta quarta-feira (4), pela paralisação do transporte público nas sete cidades da região. A decisão ocorre após a rejeição de uma nova contraproposta apresentada pelas empresas de transporte durante a campanha salarial 2025/2026.

Durante a manhã e tarde desta quarta, o sindicato distribuiu jornais informativos em terminais e estações de ônibus do ABC Paulista, comunicando oficialmente os usuários sobre a paralisação.

A categoria alega que a proposta patronal está muito abaixo do esperado e não atende às principais reivindicações dos trabalhadores.

“O grande problema está no vale-alimentação. Os preços dos alimentos subiram muito, e esse percentual não cobre a inflação real que a gente vê no supermercado. Está muito defasado e prejudica nossa negociação”, afirmou o presidente do Sintetra, Leandro Mendes.

Além da correção inflacionária, os trabalhadores pedem reajuste salarial de 5,32% mais 8% de ganho real; aumento significativo no valor do vale-alimentação; unificação dos salários entre motoristas de ônibus convencionais, articulados, trólebus e micrões; além da equiparação da PLR entre os que trabalham com ou sem cobrador.

Mesmo com o envio da nova proposta pelas empresas, Mendes antecipou que não a defenderia. “Vamos fazer a assembleia, mas eu não defendo essa proposta”, reforçou.

A greve deve afetar milhares de passageiros em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Ainda não há informações sobre a duração da paralisação ou se parte da frota será mantida em operação durante a greve.

Atualização ás 04:40 da manhã

Os ônibus iniciariam suas operações normalmente sem maiores transtornos aos munícipes do Grande ABC, mas existe possibilidade de greve total na próxima semana, segundo presidente do Sintetra, Leandro Mendes.