Greve dos bancários causa transtornos aos clientes

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No ABC, 329 agências estão fechadas por causa da paralisação que completa 15 dias

A greve dos bancários no ABC já atinge 329 das 400 agências da região, com a adesão de 5.755 bancários. Nas cidades de São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra todas as unidades dos bancos estão fechadas. Com isso, muitas pessoas têm enfrentado problemas para realizar pagamentos e outros tipos de operações.

Pagar uma conta ou realizar transferências estão sendo as principais dificuldades. A auxiliar de tecnologia da informação Daniela Gomes de Brito, 18, contou que o problema para pagar a fatura do banco começou com a greve dos correios. “A conta não chegou em casa. Então, precisava pegar a segunda via no banco, mas não consegui devido a essa greve de agora”, explicou Daniela.

Segundo ela, não foi possível efetuar o pagamento pela internet, pois não possuía a senha do “Internet Banking”. “Tive que esperar meu cartão novo chegar para pagar a fatura usando o dinheiro da poupança. Mesmo assim, acabei pagando fora do prazo de vencimento”, relatou a auxiliar que pretende recorrer caso a próxima fatura venha com multa.

Não ter acesso à conta pela internet também causou problemas para o meio-oficial eletricista, Rodrigo Zomer Almeida, 19. “Precisava cadastrar a senha eletrônica do cartão no banco para realizar algumas transferências pela internet. Agora tenho que enfrentar filas enormes nos caixas eletrônicos para fazer essa operação, pois só consigo ir em horário de pico”, relatou.

A greve também afeta comerciantes que não conseguem vender os produtos por meio de boletos bancários com valores acima de R$700.” Nem todo valor se consegue pagar em lotéricas e os bancos estão fechados, por isso não movimento dinheiro e nem tenho condições de pagar o pessoal”, afirmou o comerciante Benedito Salena, 48.

Em casos de contas pagas em atraso, o Procon alerta que a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados (como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros). O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.

Reivindicações

Entre as propostas, os grevistas pedem reajuste salarial de 16%, sendo 5,7% de aumento real,o fim das demissões, da rotatividade e combate às terceirizações. Também reivindicam vale-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche.

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