Embora prejudicada por conta da chuva, Operação Integrada contou com a participação de 50 agentes
As Guardas Civis Municipais (GCM) de Santo André e de São Caetano do Sul realizaram na tarde de hoje a segunda Operação Integrada entre municípios vizinhos do ABC. A ação contou ainda com o apoio logístico da Polícia Militar, por meio da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), e participação de 50 agentes, 22 viaturas, 14 motos e de dois cães policiais.
Baseada nos termos da Lei 13022/14, a Operação Integrada é realizada entre municípios vizinhos para prevenção e combate ao crime em locais de grande vulnerabilidade que, após levantamentos estatísticos, necessitavam de uma presença mais efetiva de contingentes fardados, trazendo assim uma melhor sensação de segurança. A idéia das operações integradas surgiu e foi efetivada durante as reuniões mensais entre os comandos das GCMs de seis municípios do Grande ABC que contam com GCMs. “Esse projeto veio complementar nossas ações de segurança, sempre visando o bem estar das pessoas”, afirmou Rogério Durante, sub comandante da guarda andreense.
Durante a primeira ação realizada na semana passada com as GCMs de Santo André e São Bernardo do Campo, 32 pessoas em atitude suspeita foram abordadas e 24 veículos averiguados, sendo dois apreendidos por problemas com documentação. A operação de hoje foi prejudicada por conta da chuva, mas a corporação andreense abordou dez pessoas em atitudes suspeitas.