Escola Livre de Sustentabilidade tem programação especial no mês das crianças

Para celebrar o Dia da Criança, 12 de outubro, serão oferecidos jogos e oficinas, sempre voltados à disseminação de práticas sustentáveis

Em outubro, mês em que se comemora o Dia da Criança (12), a Escola Livre de Sustentabilidade da Prefeitura de São Bernardo, localizada no Parque Natural Municipal Estoril, no Riacho Grande, preparou ampla programação, gratuita e voltada para pais e filhos. Estão previstos jogos, oficina de fabricação de brinquedos, de pintura com tintas naturais e de arranjo de vasos.

Todas as atividades, que ocorrem sempre aos sábados, têm com objetivo ensinar e promover práticas e princípios sustentáveis, como a que acontece no dia 3 de outubro, chamada ‘Jogos cooperativos para a sustentabilidade’.

Como explica a assistente de direção do Parque, Pâmela Marimoto, a brincadeira foi elaborada de forma que os participantes interajam e cooperem entre si, comportamento que é pré-requisito para aqueles que desejam formular políticas e ações sustentáveis. “Os jogos cooperativos, como o nome diz, exige dos participantes uma atitude coordenada, planejada em conjunto. E é isso, justamente, que a sustentabilidade ensina: sem a cooperação os objetivos não são atingidos.”

No dia 17, a ‘Oficina prática de fabricação de brinquedos reutilizados’ vai ensinar a criar novos brinquedos a partir de materiais que seriam descartados como lixo.

A ‘Oficina prática: Pinturas com tintas naturais para pais e bebês’ será realizada no dia 24. De forma lúdica, os instrutores vão ensinar a pais e filhos que é possível pintar coisas incríveis com tintas que, além de não serem tóxicas para a pele, não agridem o meio ambiente. “Essa oficina aproxima as pessoas das cores naturais e mostra, por exemplo, que cada tipo de solo tem uma tonalidade diferente. Essas cores são utilizadas pelos índios, nas pinturas tribais, e é legal resgatar essa cultura”, explica Pâmela.

Fechando o ciclo das comemorações pelo Dia da Criança, a Escola Livre de Sustentabilidade vai realizar, no dia 31, a ‘Oficina prática: Vasos divertidos’. Os participantes vão aprender a montar vasos e suas estruturas de modo a propiciar um melhor ambiente para o desenvolvimento das plantas.

As atividades são abertas ao público. É necessário fazer a inscrição prévia pelo telefone 4367-6463. As vagas são limitadas a 40 pessoas por oficina.

Serviço – O Parque Natural Municipal Estoril fica na Rua Portugal, 1.100, no Riacho Grande.

 

Confira abaixo a programação especial da Escola Livre de Sustentabilidade

Jogos cooperativos para a sustentabilidade. Dia 3, das 9h às 12h

Oficina prática: fábrica de brinquedos reutilizados. Dia 17, das 9h às 12h

Oficina prática: Pinturas com tintas naturais para pais e bebês. Dia 24, das 9h às 12h

Oficina prática: Vasos divertidos. Dia 31, das 9h às 12h