Duas unidades de saúde realizam testes rápidos para HIV e sífilis até sexta

Com direito a show da banda Ideologia Cazuza Cover, a Saúde de Santo André programou série de atividades preventivas e de conscientização para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2013, celebrado todos os anos em 1º de dezembro. Até esta sexta-feira (29), em dois equipamentos públicos municipais, a pessoa interessada tem a chance de fazer a testagem rápida para HIV e sífilis, dentro da campanha Fique Sabendo, promovida pelo governo do Estado. O resultado sai em 20 minutos.

 No Grande ABC, foram notificados 11.914 casos de Aids entre 1980 e 2012. Do total, Santo André registrou 4.060 casos da doença causada pelo vírus HIV. “Média de 100 novos diagnósticos a cada ano”, afirmou a psicóloga Márcia Adabo, que coordena o Núcleo de Prevenção DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/AIDS, vinculado ao Departamento de Atenção Especializada. No País, cerca de 38 mil casos surgem anualmente. Quanto antes é descoberto o vírus, mais eficaz é o tratamento.

Diante dos números, a campanha, que ocorre em todo o Estado de São Paulo e tem a expectativa de realizar 150 mil testes, reafirma a importância para o diagnóstico precoce da doença que ainda continua grave. No município andreense, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Vila Guiomar, está com as portas abertas de segunda a sexta-feira. Nesta semana, especialmente, os testes podem ser feitos das 8h30 às 16h. Outro local é a Unidade de Saúde de Paranapiacaba – o horário de atendimento das 8h às 16h.

UNIVERSITÁRIOS – Nesta quinta-feira (28), a iniciativa chega à UFABC (Universidade Federal do ABC), com campus em Santo André, pela segunda vez. A equipe do núcleo oferecerá a testagem para a comunidade acadêmica interessada. A previsão, segundo Márcia, é realizar de 150 a 180 testes de HIV e sífilis. Haverá também intervenções de prevenção, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel.

Além dos testes para HIV e sífilis, a programação inclui atividades neste sábado (30). A banda Ideologia Cazuza Cover, liderada por Fábio Cazuza, se apresentará durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André – o horário previsto é no intervalo do almoço, entre 12h e 13h. Outra ação ocorrerá na Praça do Carmo, região central da cidade, onde haverá distribuição de preservativos e orientação sobre DST/Aids, entre 12h e 17h.

E para fechar, a Casa da Palavra, localizada também na Praça do Carmo, será palco para o Sarau Erótico, que reunirá exposição fotográfica, leitura de poesias, vídeo arte e intervenções culturais em torno do tema. A mostra é gratuita e aberta ao público a partir das 18h.

O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo da doença – ainda sem cura. O vírus pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da doença, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

SERVIÇO:

Onde fazer os testes:
CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) – Rua das Silveiras, 73. Vila Guiomar. Até sexta-feira (29), das 8h30 às 16h.
Unidade de Saúde de Paranapiacaba – Rua Rodrigues Alves, 29. Até sexta-feira (29), das 8h às 16h.
UFABC (Universidade Federal do ABC) – Avenida dos Estados, 5.001. Bairro Bangu. Nesta quinta-feira (28). Específico para os universitários.

Banda Ideologia Cazuza Cover:
13ª Conferência Municipal de Saúde – ocorre no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Rua Dona Gertrudes de Lima , 202. Centro. Neste sábado (30), entre 12h e 13h.

Sarau Erótico:
Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171. Centro. Neste sábado (30), a partir das 18h. Entrada aberta ao público.