A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) chama a atenção sobre a importância da doação de plaquetas para o tratamento do paciente onco-hematológico. Com a saúde debilitada em razão da doença e em decorrência do tratamento (quimioterapia), o indivíduo desenvolve um quadro de deficiência de plaquetas passando a depender da doação de terceiros até a sua recuperação.
De acordo com a Associação, a doação de plaquetas por aférese é um processo no qual o sangue é retirado da veia do doador e as plaquetas são separadas e extraídas, por meio de um kit descartável por uma máquina. O processo para doação dura aproximadamente 90 minutos.
O intervalo mínimo para a doação é de 48 horas, no máximo quatro vezes por mês e 24 vezes ao ano. A doação de plaquetas pode ser agendada em postos de coleta de sangue.
Requisitos para doação
* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);
* Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;
* Ter feito 2 doações anteriores no serviço nos últimos 12 meses (acesso venoso calibroso);
* Pesar acima de 50 Kg;
* Estar em boas condições de saúde;
*Estar alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas);
* Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de Aids ou hepatite).
*Obs: o doador menor de 18 anos, quando acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.
Clique aqui para conferir os locais para doação.