Dicas importantes para organizar sua casa

Com a correria do dia a dia, muitas vezes o lugar em que você menos passa tempo é a sua casa. Entre trabalhar, levar os filhos para o colégio e buscar alguma diversão na sua cidade e em viagens, o período que você passa no seu lar deve ser bem aproveitado para recarregar as suas energias.

Por isso, é importante manter a organização. Uma casa bagunçada pode trazer confusão para a sua rotina, uma vez que fica mais difícil encontrar aquilo que precisa, demandando mais tempo para que você a coloque em ordem quando for o momento de receber uma visita ou simplesmente fazer a faxina rotineira.

Para deixar a sua vivência ainda mais tranquila em casa, seguir algumas dicas de organização pode ser muito útil e eficiente. Conheça algumas delas!

Arrume seus armários

O trabalho que você precisa para desamassar uma roupa ou encontrar uma peça no fundo da gaveta é muito maior do que se você simplesmente tivesse organizado tudo no momento de guardar. Uma vez com o seu guarda-roupa bem arrumado só é necessário mantê-lo como está. Muitas vezes você fica com a sensação de que não possui uma roupa boa para determinadas ocasiões simplesmente porque não consegue ver em seu armário as opções que você tem.

Usar tubos de PVC para guardar e separar cintos, lenços ou até mesmo meias é uma maneira prática de organizar esses itens e encontrá-los mais facilmente. Para os sapatos, é muito importante dedicar um espaço especial, já que eles costumam vir sujos da rua. Se você não tiver tempo para limpá-los cada vez que chegar em casa, coloque-os em um suporteadequado, como uma sapateira, sem misturá-los com as suas roupas.

Cama, mesa e banho

Às vezes falta espaço para guardar as peças de cama, mesa e banho que não estão em uso. O segredo para mantê-las organizadas é usando as peças do mesmo conjunto para separá-las das demais. Em uma das fronhas, por exemplo, você pode guardar o conjunto inteiro e assim encaixá-lo dentro do seu armário ou do baú destinado a esses conjuntos. O mesmo pode ser feito com as toalhas de banho e de mesa, utilizando preferencialmente um saco de TNT ou uma fronha mais velha.

Alimentos

Utilize os potes usados, como de molho de tomate ou de geleia, para armazenar os alimentos que já estiverem abertos. Assim, você consegue organizá-los e protegê-los de uma maneira mais adequada, além de saber o que você tem na sua dispensa para economizar em sua próxima compra.