Home Cultura, Lazer e Entretenimento Diadema terá programação especial no mês da Consciência Negra

Diadema terá programação especial no mês da Consciência Negra

0
Diadema terá programação especial no mês da Consciência Negra

A abertura da 14ª edição da Kizomba, a Festa da Raça, acontece amanhã (07/11), às 19h, no Teatro Clara Nunes, com apresentação de danças e rodas de conversa para os convidados. Durante todo o mês, rodas de leitura, debates, apresentações de bandas e danças, saraus, seminários e exposições serão realizadas pelos centros culturais da cidade, todos eles com censura livre. No total, serão mais de 30 eventos.
Neste ano, a tradicional Festa da Raça tem como tema “África e Brasil em Diadema”. O evento acontece todos os anos desde 2001, antes mesmo da implantação do Feriado Municipal no Dia da Consciência Negra na cidade. 
Uma das atividades mais relevantes é a Caminhada pela Igualdade Racial, que será realizada dia 20 de novembro. A concentração será na Praça Lauro Michels, às 16h, e a saída para o Centro Cultural Diadema, às 17h. Lá, haverá apresentações da Orquestra de Surdos, dos grupos Maracagueto e Abayomi, além da Roda de Capoeira.
Outro evento expressivo é o Encontro de MCs – Reaja, A resistência Negra em São Paulo, que acontecerá dia 15 (sábado), no Centro Cultural Canhema, às 14h. Mano Réu apresentará seu trabalho como escritor e Beto Criolo também confirmou presença como artista solo, assim como Allan da Rosa e DJ Tromp. A programação completa está disponível no site www.diadema.sp.gov.br. 
O público esperado é de duas mil pessoas durante todo o evento. A Kizomba é organizada pela Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Diadema (CREPPIR) em parceria com a Secretaria de Cultura. A Coordenadoria incentiva a igualdade das raças e auxilia a população com encaminhando de denúncias de racismo aos órgãos responsáveis. 
Diadema é referência em atividades da cultura negra – O município é modelo nacional para a cultura afro, além de ser a quarta maior cidade negra do país. Há mais de uma década, são promovidas exposições e atividades com esse tema. A cidade tem movimentos sólidos que exaltam a cultura africana – como o grupo Mulheres Negras de Diadema, a Casa do Hip Hop, o Fórum Benedita da Silva e a Pastoral dos Negros Evangélicos do Brasil (PANEB). 
Serviço:
Abertura da Kizomba – A Festa da Raça
Dia: 
07/11/2014
Horário: 
19h
Centro Cultural Diadema (Teatro Clara Nunes)
Endereço: Rua Graciosa, 300 – Centro
Telefone: 4056-3366.
Encontro de MCs – Reaja, a resistência negra em São Paulo
Dia: 15/11/2014 
Horário: 14h
Centro Cultural Canhema
Endereço: Rua 24 de Maio, 38 – Jardim Canhema
Telefone: 4075-3792.
VIII Caminhada pela Igualdade Racial, Orquestra de Surdos, Grupos Maracagueto e Abayomi e a Roda de Capoeira
Dia: 20/11/2014 
Horário: 16h
Praça Lauro Michels:
Encontro das avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível e Antonio Piranga com Rua Amélia Eugênia – Centro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here