Debutante, Marilson vence e título da Prova de Reis fica em São Caetano

*Da redação

Deu a lógica. Em sua estreia na temporada, Marilson Gomes dos Santos não deu chances aos adversários e venceu de ponta a ponta a 37ª Prova de Reis de São Caetano do Sul, disputada domingo (9/2). Um triunfo bastante aguardado pela comunidade esportiva do município, já que esta foi a primeira vez que o consagrado fundista (entre outros títulos é tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York) participou da tradicional competição da cidade que defende há quase duas décadas.

Sem competir desde a Maratona de Berlim, em setembro, Marilson usou a Prova de Reis como parte de sua preparação para a Maratona de Londres, que será em abril. Mas, apesar de se encontrar em um patamar técnico acima dos concorrentes, o teste não foi fácil. O sol escaldante e o percurso com subidas exigiram esforço máximo. Cruzou a linha de chegada em 29min46, quase um minuto a frente do segundo colocado, David Macedo (30min45).

“Foi muito difícil pelo calor, pelas subidas no quilômetro 7 (ruas do Bairro Olímpico) e por correr praticamente sozinho, sem os adversários por perto. Estas condições exigem muita concentração para conseguir manter um bom ritmo”, explicou o campeão. Marilson subiu ao pódio com a mulher Juliana e o filho Miguel, de 3 anos.

Além de Marilson e David, outro atleta da BM&F/São Caetano com bom desempenho foi Thiago do Rosário, que chegou em quarto lugar, com 30min56.

 Feminino – Entre as mulheres, Fabiana da Silva também mostrou superioridade na Prova ao cruzar a linha de chegada em 36min20, como boa distância para a segunda colocada, Rosângela Pereira (37min21).

A campeã comemorou muito a vitória, já que sofreu com série de lesões em 2013, o que comprometeu a sua participação nas corridas. “Fiz uma prova tática, dosando um pouco no início, porque o percurso é muito duro”, comentou. “Estou muito feliz. Esta vitória me dá a perspectiva de que este ano será diferente”, concluiu a pernambucana, que treina em Taubaté.

O prefeito, Paulo Pinheiro, integrou a cerimônia de premiação e parabenizou os participantes pelo esforço. “Nesta manhã reverenciamos os atletas de elite, que são o espelho para os jovens, mas também reverenciamos a comunidade esportiva de São Caetano, que é quem faz da Prova de Reis a principal corrida de rua do ABC e a transforma em uma bela festa”, ressaltou, destacando o limite atingido de 2 mil inscritos.

O vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, e o secretário de Esporte e Turismo de São Caetano, Eder Xavier, também participaram do cerimonial, entre outras autoridades.

Confira o pódio da categoria geral da 37ª Prova de Reis de São Caetano do Sul:

Masculino

1º Marilson Gomes dos Santos – 29min46

2º David Benedito de Macedo – 30min45

3º – Rogério Ferreira – 30min50

4º Thiago do Rosário – 30min56

5º Leandro Prates – 31min04 

Feminino

1ª Fabiana da Silva – 36min20

2ª Rosângela Pereira – 37min21

3ª Fernanda Soares 38min05

4ª Zenaide Vieira 38min51

5ª Ingrid Soares 41min59