Custo-benefício: 5 dicas para quem vai dividir apartamento

Atualmente, os valores dos alugueis dos imóveis têm ficado cada vez mais altos. Portanto, muita gente, principalmente os jovens, estão optando por dividir o apartamento com uma ou mais pessoas.

Além disso, ao final de cada mês, ainda precisam ser pagas as contas de água, luz, telefone, internet, gás, televisão a cabo, entre outros gastos. Quando tudo isso é rachado, morar sozinho acaba se tornando uma das melhores alternativas.

Entretanto, essa prática possui seus prós e contras. A questão da liberdade, companhia e independência são os pontos fortes e satisfatórios. Porém, é preciso ter regras e maturidade para conseguir conviver bem com as outras pessoas. Das compras de supermercado às noites com festas, tudo precisa ser muito bem organizado entre os moradores. Confira cinco dicas para quem vai dividir apartamento e evite dores de cabeça:

Dividindo a comida

As compras básicas do mês, como os produtos de limpeza, higiene, arroz, feijão, ovo, óleo e macarrão, por exemplo, devem ser compradas e divididas de forma igual.

Já os itens que são considerados supérfluos, como barras de cereal, iogurte, queijos, cerveja, vinho, entre outros, por exemplo, podem ser comprados individualmente, ou seja, cada um compra o seu.

Desta forma, as pessoas não correm o risco de pagar por algo que não irão consumir. Uma das principais recomendações é que cada um possua um frigobar, pois além de ter mais privacidade as pessoas não correm o risco de pegar algo que não é seu por engano.

É uma maneira prática e simples de garantir que não haja nenhum engano e desconforto por conta dos moradores. Existem muitos modelos econômicos e bonitos em sites na internet. Vale a pena conferir e adquirir o aparelho que mais gostar para colocar em casa.

Limpeza

A parte da limpeza é um dos fatores mais importantes para quem mora junto com outra pessoa. Quando se mora com a família, é muito mais comum que todos já tenham se acostumado com o modo de vida de cada um.

Porém, em seu novo lar, a situação é um pouco mais delicada. Cada um precisa respeitar o espaço e organização do outro. Tente manter todas as suas coisas organizadas da melhor maneira possível, principalmente em áreas em comum, como cozinha, sala de estar, banheiros, entre outras.

Manter-se organizado é um dos passos mais importantes para que seja construída uma convivência agradável com outras pessoas que não conhece há muito tempo.

Visitas

Se no seu novo lar é permitido levar visitas, é muito importante prestar atenção em alguns pontos. Para que seja evitado um estresse desnecessário com os outros moradores, tente listar as despesas que a sua visita gerar dentro de casa. Comidas e bebidas, por exemplo, devem ser arcadas por quem convidou. Dessa maneira, não haverá desconforto com quem mora com você para ter que dividir as despesas da visita.

Usou, lavou

Um dos maiores problemas gerados entre as pessoas que estão dividindo apartamento, é o fato de ter louça suja na pia. Dificilmente as pessoas gostam de lavar pratos, copos, talheres e panelas, principalmente quando elas se acumulam.

Portanto, uma das maneiras mais eficazes de evitar discussões é que cada um lave sua louça assim que terminar de usar. Desta forma, a limpeza e organização na cozinha com certeza deixará o ambiente com uma energia mais positiva e alegre.

Faxina

O recomendável que é cada um tenha um cômodo em específico para ficar responsável na questão da limpeza nos dias em que houver uma faxina geral no imóvel. Quem ficar com os cômodos mais fáceis, pode ter uma tarefa extra, como tirar o lixo ou organizar a geladeira. Dessa maneira, ninguém sairá prejudicado e a faxina terminará mais rápido, além de deixar a casa sempre limpa.