CTR reforça oportunidades de emprego em São Bernardo

ARTICLE TOP AD

Agência pública colocou mais de 17 mil pessoas no mercado de trabalho desde que foi criada, em 2010

“Agora posso fazer planos, estudar e ajudar meu marido a pagar o financiamento da casa que acabamos de comprar”, comenta Luana Kesia da Silva, 22 anos, uma das 17.302 pessoas colocadas no mercado de trabalho até julho, desde que a Central de Trabalho e Renda (CTR) foi criada, em 2010. Luana voltou ao mercado de trabalho depois de ter ficado desempregada durante um ano e meio. Ela foi contratada como atendente de uma loja de shopping da cidade em função de cadastro que preencheu na CTR, a agência pública de emprego da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

“Procurei emprego em muitos lugares, mas foi só na CTR que me chamaram. Os funcionários da agência se empenharam para encontrar uma vaga com o meu perfil”, diz. Com um filho de 3 anos, agora a atendente pode voltar a contribuir com o orçamento da casa.

Desde 2010, a agência realizou 152.661 encaminhamentos, captou 58.510 vagas de empresas, habilitou 16.496 pedidos de seguro-desemprego e emitiu 7.681 carteiras profissionais.

Para levar o serviço ao maior número de pessoas, a Prefeitura lançou neste ano a CTR Móvel, veículo itinerante, estacionado em bairros da cidade, que oferece os mesmos serviços da sede fixa, na Rua Marechal Deodoro, 2.316, com a vantagem do custo-benefício para o candidato, que não precisa gastar com transporte para sair à procura de trabalho.

Qualificação – Outros projetos da CTR preparam os candidatos para o mundo do trabalho. O serviço de Orientação Profissional, criado em 2011 em parceria com a Secretaria de Educação, teve, até agosto, 42.794 atendimentos para a elevação de escolaridade e 5.474 candidatos encaminhados para qualificação profissional. A ideia é ajustar o perfil do candidato aos critérios exigidos pelas empresas que fazem os cadastros.

Rosália Maria Cordeiro de Almeida, 50 anos, foi procurar emprego na CTR e saiu estimulada a voltar à sala de aula. No mesmo dia, foi na EMEB Flamínio Araújo de Castro Rangel e se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A auxiliar de limpeza havia cursado até o último ano do Ensino Fundamental I (antiga 4ª série).

“Estou muito feliz. Ainda não consegui emprego, mas com tudo que estou aprendendo sei que as portas vão se abrir. Não tenho como agradecer, espero que continuem a incentivar outras pessoas para que se sintam como eu”, diz.

A Prefeitura oferece a EJA e o Movimento de Alfabetização (Mova) em salas de aula espalhadas por todo o município. Os cursos profissionalizantes são realizados em oito eixos diferentes: Alimentação, Construção Civil, Informática, Produção Moveleira, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ambiente e Saúde, Imagem Pessoal e Confecção. Os cursos têm carga horária de 200 horas e são desenvolvidos em três ciclos por ano.

 

Leia mais em :https://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/YVwaH6UqAMbt/content/ctr-reforca-oportunidades-de-emprego/maximized?_101_INSTANCE_YVwaH6UqAMbt_redirect=%2Fhome

ARTICLE BOTTOM AD