Muitos brasileiros recorrem às compras em países vizinhos na tentativa de economizar algum dinheiro. Destinos como o Paraguai e o Uruguai costumam ser financeiramente mais atrativos, oferecendo uma série de mercadorias a preços mais baixos do que das tabelas brasileiras.
No entanto, a aquisição de itens como pneus pode causar uma série de transtornos para quem pretende cruzar a fronteira. De acordo com o Decreto nº 6.870, de 4 de junho de 2009, é proibido trazer para o Brasil componentes e partes automotivas dentro do regime de bagagem. A prática é considerada contrabando e configura crime.
Em virtude das inúmeras tentativas de brasileiros cruzarem a fronteira levando pneus não declarados, a fiscalização está cada vez mais intensa nas divisas. No Paraguai, por exemplo, os itens não declarados só podem seguir viagens mediante o pagamento de alíquota de importação para a legalização da mercadoria. A taxa pode atingir até 50% do valor da nota fiscal do produto, elevando consideravelmente os custos da compra.
Prejuízos e riscos
Além dos problemas com a Receita Federal e os agentes de fronteira, é possível que o consumidor esteja comprando gato por lebre. Pneus extremamente baratos, sem certificado de qualidade e de procedência duvidosa podem ser já usados e inadequados para rodagem.
Na maioria das vezes, esses itens apenas passaram por uma reforma visual para a aplicação de golpes em compradores inexperientes. Os pneus comprados fora podem se desgastar mais rapidamente e de forma irregular, prejudicando componentes estruturais das rodas e suspensão, além de causarem prejuízos financeiros e colocarem a vida do condutor e dos passageiros em risco.
Como são as partes automotivas que entram em contato direto com diferentes tipos de solo e condições climáticas, os pneus devem ser elaborados respeitando uma série de padrões, como materiais e estrutura, para oferecer aderência, estabilidade e segurança nas frenagens. Por isso, é muito mais seguro pesquisar os melhores preços e adquirir pneus de fabricantes e marcas reconhecidas e certificadas, com garantia de procedência e performance.