Como lidar com a solidão

A solidão tem se tornado algo cada vez mais enfrentado pelas pessoas, principalmente quando tivemos que aprender a estarmos sós durante a pandemia.
Muitos não imaginavam o quanto a solidão seria dolorida até passar por ela. A solidão é algo muito subjetivo por questões de as vezes pelo fato de estarmos rodeados de pessoas e com a sensação de estar sozinho.
O peso da solidão assola aquele que dá sentido a ela, se permitindo sentir além do que deveria.

Se eu descubro que estar só não é tão complicado assim, as coisas ficam bem mais leves e posso até transformar a solidão sentimento negativo em solitude algo extremamente positivo.

Encontre o prazer onde não há.

Dou valor em tudo ao meu redor que deixei de olhar, enquanto me prende a dor desesperadora que me diz que é horrível estar só e não posso ser feliz estando sozinho.
Conhecer-se e encontrar em você mesmo o sentido da vida é um dos prazeres mais valiosos da vida.

Dizer para si mesmo o quanto é gratificante e maravilhoso estar sozinho e poder desfrutar do momento de profunda paz.
Amar-se é algo que preciso dar conta em mim, para poder mergulhar no meu interior e compreender a capacidade de encontrar-me comigo mesmo, buscar respostas e encontrá-las intrinsicamente.

Solitude é um estado de isolamento e reclusão, mas sou contemplado pela alegria do momento, sem dependência de pessoas alheias.
Quando não conseguir fazer o exercício da solitude, procure ajuda psicológica, pois o seu emocional pode estar se defendendo do que é interno, tentando fugir de algo traumático a ponto de não permitir o acesso a você mesmo.

Dicas para atingir a solitude:

  1. Seja gentil consigo mesmo. O amor-próprio, o autocuidado, saber que errei e posso consertar sem me culpar excessivamente, são pontos importantes para se sentir bem sozinho.
  2. Pratique a meditação. No seu dia a dia, tire um tempo para você relaxar e dedicar-se a si próprio.
  3. Faça uma higiene mental diariamente. No final do dia, avalie o que aconteceu, se foi positivo ou negativo, se foi ruim, o que devo mudar para que meu dia seguinte seja diferente e positivo.