Home Empregos Características de alimentos que ajudam a combater a obesidade infantil

Características de alimentos que ajudam a combater a obesidade infantil

0
Características de alimentos que ajudam a combater a obesidade infantil

A dieta das crianças deve ser um dos elementos mais importantes durante seu crescimento. Isso porque a obesidade infantil se tornou um problema de saúde comum no Brasil, com uma em cada três crianças sofrendo desse mal, segundo o Ministério da Saúde. O foco na alimentação é uma premissa para que esse tipo de questão não atinja os pequenos, por isso é necessária atenção a toda a rotina de preparo e escolha nas refeições.

A Organização Mundial de Saúde já declarou a questão como uma “epidemia global”. Uma alternativa ao ganho de peso que tem despontado principalmente entre os adultos é a busca por alimentos termogênicos, ou seja, com elementos capazes de acelerar o metabolismo. Por meio dessa função, acredita-se que eles possam também ajudar na perda de peso e emagrecimento, principalmente no caso das crianças.

Eles são responsáveis por aumentar o gasto calórico dos alimentos durante a digestão e no processo metabólico. Ou seja, o organismo passa a funcionar mais rápido e, portanto, gasta mais calorias. Os termogênicos atuam no aumento da energia corporal e dos batimentos cardíacos, tornando-se também estimulantes nas atividades físicas.

Além de ajudar no emagrecimento, eles auxiliam também na circulação sanguínea e melhoram o processo digestivo. Segundo alguns especialistas, sua ingestão também contribui para o tratamento de gripes e até mesmo a prevenção de câncer de cólon e ovário. Para ter seu efeito sentido, é necessário estabelecer uma rotina de exercícios e ingestão de alimentos com essa capacidade, como canela, gengibre, pimenta vermelha, café, chá verde, vinagre de maçã e água gelada.

A ingestão de alimentos termogênicos deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia, no máximo. Para os adultos que desejam fazer uso, mas não conseguem inseri-los na dieta, existe a alternativa dos termogênicos em pílulas.

Seu uso deve ser regulado no caso de portadores de doenças cardíacas e distúrbios de tireoide. E eles também não são milagrosos, por isso exagerar na dose pode acabar surtindo efeitos piores, como problemas gastrointestinais, dores de cabeça e insônia. No caso do chá verde, é melhor optar por uma ingestão entre as refeições, para evitar que ele atrapalhe na absorção de nutrientes.

A melhor alternativa é conciliar a dieta com eles, sempre aliando a uma rotina de exercícios físicos e um plano alimentar adequado, com poucas gorduras saturadas e açúcares. Assim, é possível reverter o processo de obesidade e ainda conseguir resultados mais saudáveis e que beneficiam o condicionamento físico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here