Alunos e professores ocupam diretoria de ensino em Santo André

Imóvel foi ocupado na manhã desta quinta-feira por alunos e professores.
Secretaria diz que há 192 escolas ocupadas; para Apeoesp, são 208.
Alunos e professores que protestam contra a reorganização da rede estadual ocupam desde a manhã desta quinta-feira (3) a Diretoria de Ensino de Santo André, no ABC, de acordo com a Polícia Militar. O prédio fica na Rua das Figueiras, no bairro Jardim.
A dirigente de ensino Ariane Aparecida Butrico disse que vai registrar um boletim de ocorrência. Ela contou que, por volta das 7h30, um grupo com cerca de 30 pessoas formado por alunos e professores entrou na diretoria e pediu para que todos os funcionários deixassem o local. “Eles montaram uma barricada com móveis e até um piano”, contou.
Os funcionários negociam com o grupo a saída deles, mas estão sendo impedidos de entrar no prédio, de acordo com a dirigente.
O Sindicato dos Professores (Apeoesp) disse que há duas diretorias de ensino ocupadas em todo o estado: a de Santo André e a de Sorocaba, no interior.
São as diretorias regionais de ensino que garantem a aplicação das determinações da Secretaria da Educação nas escolas de determinada região. Elas coordenam, supervisionam atividades escolares e prestam assistência às unidades estaduais.
Além disso, fiscalizam as condições de funcionamento de escolas públicas e privadas e asseguram o funcionamento de serviços. Elas também tratam de assuntos relacionados aos professores, como habilitação e transferência.
O sindicato fala que também há 208 escolas estaduais ocupadas. Pelos dados da Secretaria de Estado da Educação, são 192 unidades de ensino.