Ainda não planejou sua viagem de final de ano&#63 Veja 5 dicas para evitar dores de cabeça e curtir as férias

As tão esperadas datas comemorativas estão chegando. A expectativa aumenta a cada dia, com foco nas viagens de Natal e Ano Novo, que movimentam não só as compras, mas também o setor de turismo e de serviços em cidades que receberão visitantes nessas férias. O planejamento já começou meses antes, mas, para quem não se antecipou e ainda assim deseja viajar com bons preços e sem o estresse de enfrentar rodoviárias lotadas ou ausência de boas opções para a época, algumas dicas são essenciais. Confira cinco delas e tenha a melhor experiência para curtir as festas fora de casa.

Passagens pela internet

A compra das passagens de avião ou de ônibus pela internet já se tornou um hábito entre os brasileiros. Além dos preços mais baixos, comprar online permite que os viajantes encontrem as melhores opções e façam um planejamento melhor de toda a viagem. Por isso, opte sempre por buscar as passagens, mesmo que em cima da hora, em agências de viagem online especializadas e conhecidas.

Ofertas de última hora

Os sites também disponibilizam ofertas que acabam surgindo na última hora. Elas têm preços imperdíveis e surpreendem qualquer pessoa, já que servem para completar alguns voos. Em muitos casos, deixar para a última hora pode ser até mesmo uma vantagem. Entretanto, não dependa apenas dessa possibilidade. Opte sempre pela segurança de comprar as passagens antes de qualquer outra coisa.

Opte por viajar durante a noite

Ao invés de perder o dia viajando, enfrentar trânsito ou ainda encontrar aeroportos e rodoviárias lotadas, prefira sempre viajar no período da noite. A madrugada pode ser a melhor amiga e o percurso se torna muito mais tranquilo. É possível dormir durante o trajeto, valendo só prestar atenção ao horário de chegada caso dependa do transporte público.

Leve menos coisas

Evite levar muitas malas, pois você pode acabar usando apenas metade das peças. O melhor é arrumar uma bagagem leve, na qual seja possível colocar tudo em apenas uma mala. Isso facilita na hora de fazer o check-in e embarcar na cidade de destino ao transportar os pertences. Além disso, você evita filas, correria e outros entraves. Uma mala menor que pode ser levada como na mão no avião é perfeita para trazer mais praticidade para a viagem e evitar o estresse.

Hospedagens alternativas

Muitos hotéis ficam com todos os quartos reservados nas altas temperadas, principalmente se eles ficam em cidades turísticas ou têm localização privilegiada. Para não ficar em um lugar ruim ou muito distante dos pontos mais importantes, busque sempre hospedagens alternativas. É o caso de hostels ou pequenos imóveis para alugar. Além disso, há opções facilmente encontradas na internet, como a troca de apartamentos ou até mesmo lugares específicos para mochileiros, com excelente localização e bom preço.