ABC produz quase duas mil toneladas de lixo por dia

São Bernardo é a recordista, com cerca de 700 toneladas recolhidas diariamente

As quatro maiores cidades da região do ABC produzem hoje cerca de 1.790 toneladas de lixo por dia. São Bernardo é a que mais produz, recolhendo cerca de 700 toneladas por dia. Em segundo lugar vem Santo André, com 650 toneladas por dia, seguida por Diadema, com 300 toneladas/dia. São Caetano é a que menos produz lixo, recolhendo cerca de 140 toneladas diariamente.

A quantidade é equivalente a cerca de 120 ônibus convencionais, que pesam em média 15 toneladas. Comparado a um carro popular, o volume é maior que a quantidade de veículos produzidos por uma grande montadora, cerca de dois mil automóveis diários

Diadema é a única cidade que encaminha seus resíduos para um aterro sanitário fora de seu território. Todo o lixo recolhido vai para Mauá. Santo André, São Bernardo e São Caetano tratam o lixo em seus próprios territórios. A primeira faz o tratamento dos resíduos úmidos no Aterro Municipal de Santo André, enquanto que todo o material reciclado é encaminhado para as cooperativas parceiras do município. Em São Caetano, o processo é parecido, mas o material reciclado passa por um centro de triagem.

Santo André ainda possui uma coleta diferenciada para pneus, lâmpadas, óleo de cozinha e pilhas, que são recolhidos por empresas parceiras do município. Os materiais podem ser descartados também em qualquer uma das 18 Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Diadema também investe em coleta de resíduos de construção civil, que são descartados inadequadamente em alguns pontos da cidade. Há ainda o programa “Diadema de Cara Limpa”, que passa em uma data pré-agendada nas ruas e retiram sacos de entulho das residências.

Veja mais em: https://www.metodista.br/rronline/noticias/2015/12/abc-produz-quase-duas-mil-toneladas-de-lixo-por-dia