A importância da Inteligência Emocional

Brain, heart and light bulb equation. Intelligence, creative idea and insight concept. Flat design. Vector illustration. EPS 8, no transparency

A Inteligência Emocional (I.E) é um processo onde você adquire conhecimentos para lidar com suas emoções.
Ter o cuidado ao expressar seus sentimentos e emoções fazem toda e qualquer diferença.
Você sabia que agimos impulsivamente se não paramos para pensar nos passos que veem a diante?
Isso ocorre porque o lado emocional do cérebro funciona rapidamente, enquanto o lado racional ainda está a processar e analisar o fato ocorrido.
Não escolhemos sermos ansiosos e tomarmos decisões momentâneas e sem fundamento por qualquer razão, isso acontece inconscientemente.
Por isso, precisamos dedicar mais tempo para agir com consciência de nossos atos e não gerarmos arrependimentos posteriores.
Quantos de nós já não agimos com impulsividade diante de um problema, frustração, situação ou desdenho. O resultado com certeza não foi dos melhores e você se culpa e se arrepende terminantemente do resultado causado. Acontece que não esperamos, respiramos e pensamos com antecedência ao que está nos sendo proposto naquele momento. Policiar-se e resguardar-se é a melhor maneira de encarar e obter a melhor resposta.
E é isso que aprendemos quando cuidamos da nossa mente, sabemos exatamente quais são os principais causadores da nossa raiva perante os fatos e nos negamos a agir impulsivamente.
Precisamos ser mais otimistas, termos autoconhecimento e autocontrole, evitar conflitos, sermos empáticos e ter boas relações interpessoais para vivermos bem socialmente.
O legal de tudo isso é que qualquer um de nós podemos desenvolver a I.E, isso significa que se nos permitimos podemos sim gerenciar de maneira gradativa e positiva os nossos sentimentos e como consequência o nosso comportamento, ou seja, como agimos com base em nossas emoções.
Ter domínio de sua I.E significa ser capaz de perceber suas emoções, saber nomeá-las entendendo seus gatilhos, para então desenvolver formas de lidar com elas.
Somos ensinados que os nossos problemas são fardos e dessa forma tudo se torna muito negativo. Problemas fazem parte da vida e lidar com eles positivamente com certeza te trará melhores resultados.

Para agir com Inteligência Emocional precisamos de:

• Conhecer a nós mesmos;
• Controlar nossos impulsos;
• Não agirmos pelo calor do momento;
• Criar meios de resolução;
• Meditação e autocontrole;
• Respirar profundamente várias antes de agir;
• Praticar esportes que canalizem a raiva;
• Fazer terapia