Home Cultura, Lazer e Entretenimento 7 melhores praias em SP para um mochilão

7 melhores praias em SP para um mochilão

 

Muito provavelmente, você já assistiu ao filme ‘Passaporte da confusão’ (Eurotrip) e reforçou em sua mente que fazer um mochilão pela Europa deve ser algo inesquecível, não é mesmo? Pois saiba que esse não é o único destino que vale ser visitado pelos viajantes e aventureiros de plantão. Até mesmo um Estado como São Paulo pode representar um bom destino para esse tipo de viagem.

Os 700 km de extensão litorânea de São Paulo dividem-se em três regiões: Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte. Nessa enorme faixa encontram-se belíssimas praias e ilhas, responsáveis por trazer milhões de turistas e moradores locais todos os anos para os 16 municípios do litoral paulista.

Para você começar a pensar no seu próximo roteiro de viagem e já preparar uma boa mochila para essa jornada que promete ser uma experiência única, que tal inspirar-se na seleção que fizemos com as 7 melhores praias de São Paulo? Confira!

Barra do Una (São Sebastião)

Situada no Litoral Norte do estado, a 146 km da capital, Barra do Una é o local perfeito para quem não curte se preocupa tanto com o banho de mar e prefere se exercitar, isso porque a praia conta uma extensa área de areia fofa. Já para surfistas, a Barra do Una tem ótimas ondas, principalmente nos dias de ressaca.

Feiticeira (Ilha Bela)

Conhecida como uma das praias mais lindas e famosas de Ilhabela, Feiticeira oferece aos visitantes águas cristalinas, tranquilidade e a possibilidade de realizar mergulhos, passeios de caiaque e stand-up paddle. Para quem quiser tomar um banho de cachoeira, existe uma próxima à Praia da Feiticeira, chamada Cachoeira dos Três Tombos. Mas lembre-se: se for à cachoeira, capriche no repelente e não esqueça de levar uma boa câmera para registrar toda beleza natural do lugar.

Ilha do Cardoso (Cananéia)

Localizada no Litoral Sul de São Paulo, próximo do Paraná, a Ilha do Cardoso é um núcleo de conservação que está entre os mais bem preservados do Estado. Com uma natureza incrível e fauna bastante diversificada, é possível encontrar golfinhos nadando na belíssima praia.

Picinguaba (Ubatuba)

 

Para quem acha que não há praia paradisíaca em São Paulo, Ubatuba, no Litoral Norte, é o lugar para acabar com essa história. E Picinguaba é um bom exemplo: tombada pelo Patrimônio Histórico e casa de uma colônia de pescadores, ela não oferece bares e quiosques pé na areia, mas encanta qualquer turista pela beleza estonteante do local.

Praia da Fazenda (Ubatuba)

 

Dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, uma reserva ecológica, fica a Praia da Fazenda. Famosa pelas belíssimas águas claras e natureza estonteante, a praia é o lugar ideal para desfrutar da tranquilidade e da grandiosidade do incrível destino. Para agradar os turistas que visitam a Praia da Fazenda, há banheiros e chuveiros no local.

Praia do Sangava (Guarujá)

A pequena praia de difícil acesso torna a chegada ao local ainda mais emocionante. Com apenas 90 m de extensão, a Praia do Sangava, cercada por muito verde e com águas claras e calmas, é praticamente deserta durante todo o ano. Quem for visitar o cenário digno de cinema só precisa tomar cuidado com os borrachudos da região.

Toque Toque Pequeno (São Sebastião)

A antiga vila de pescadores é hoje praia de veraneio com lindas casas e condomínios residenciais. Com aspecto muito familiar, não existem muros entre as casas e a praia é ideal para turistas que procuram tranquilidade. Toque Toque Pequeno já ganhou espaço no jornal The New York Times pela preservação de suas belezas naturais e clima diferenciado.

Cinco dicas para o seu mochilão

Para você curtir seu mochilão ao máximo, selecionamos cinco dicas para que essa experiência seja a melhor possível. Seja um apaixonado por turismo de aventura ou mochileiro de primeira viagem, confira!

  1. Faça um roteiro detalhado da viagem. Escolha as cidades, a forma de locomoção, o local de hospedagem, alimentação e os passeios que serão feitos.
  2. Veja quanto tempo cada destino requer, afinal, não é legal fazer as coisas com pressa quando você quer desfrutar ao máximo do local.
  3. Leve um calçado bem confortável. Como o mochilão é uma viagem em que, normalmente, se anda bastante, o ideal é levar um tênis apropriado para aguentar a correria da viagem.
  4. Dependendo do lugar para onde você estiver indo e do esporte que for praticar, leve consigo os equipamentos adequados. Se for escalar, leve luvas e calçado próprios para a atividade. Se o destino oferece um bom lugar de mergulho, não esqueça da máscara e do snorkel.
  5. Tenha todos os documentos necessários em mãos. Leve consigo a documentação, os comprovantes de pagamento (reservas, hospedagem, carteira de saúde e vacinação, visto, seguro de viagem) e, é claro, o passaporte – no caso de ser um destino internacional. Tenha um bloquinho na bolsa com o telefone e e-mail do consulado do Brasil e do país para onde você está viajando.