6 dicas para montar o enxoval do seu bebê

O bebê está chegando e não faltam motivos para se alegrar! Mas, para os pais de primeira viagem, montar o enxoval do bebê pode ser uma aventura cheia de dúvidas e com muitas chances de cometer alguns erros.

Uma das maiores preocupações dos papais e mamães são os gastos envolvidos para providenciar todos os itens indispensáveis para o mais novo membro da família, de preferência, sem exageros.

Por isso, reunimos algumas dicas simples e úteis para auxiliar nesse momento tão especial, e deixar o estresse e as inseguranças de lado na hora de fazer a lista do enxoval.

Antecipe-se

Mesmo antes de saber o sexo do bebê, os pais podem começar a pesquisar os principais itens do enxoval. Fraldas e outros itens de higiene podem começar a ser comprados aos poucos. Outra dica é começar a pesquisar o preço das roupas de bebê na internet e começar a estimar os custos das peças mais básicas.

Outro ponto importante é prever a estação do ano em que o bebê vai chegar e adequar a numeração das roupinhas ao clima. Afinal, não adianta comprar um casaquinho lindo se o bebê vai chegar no verão e correr o risco que ele cresça e nem chegue a usá-lo.

Cuidado com o empurra-empurra

As lojas especializadas em produtos para bebês e crianças fazem parte de um dos maiores mercados do mundo. Não vão faltar opções e os mais diferentes modelos de praticamente tudo o que o bebê pode precisar. E é exatamente aí que mora o perigo: os pais podem se empolgar, comprar acessórios não tão úteis e elevar os gastos com o enxoval.

Cuidado com a numeração das roupas

Por mais que exista padrões para a numeração das peças para recém-nascidos, muitos bebês podem nascer bem maiores do que as roupinhas. Por isso, evite exagerar na compra das peças RN e invista mais em tamanhos P e M que serão rapidamente usados, pois crescimento do bebê é rápido em seus primeiros meses de vida.

Menos é mais

É quase irresistível comprar tudo o que for mais lindo e fofo para o bebê, mas quanto mais simples e confortáveis forem os tecidos das roupas, cobertores, mantas e toalhas, melhor para o pequenino. Evite apliques, fitas, materiais sintéticos, fivelas e detalhes que podem incomodar o bebê ou até causar acidentes. Quanto mais macio e molinho, melhor.

Lave todas as peças do enxoval antes do parto

Não vista nenhuma peça do enxoval em seu bebê antes de lavar e enxaguar muito bem cada uma delas com sabão neutro. Ao chegar ao mundo, os bebês ainda não têm defesas naturais em seu organismo, e higiene é fundamental para evitar que eles adoeçam.

Itens indispensáveis

Confira a lista com os itens e a quantidade estimada que não podem faltar no enxoval e que serão muito bem aproveitados.

5 fraldas de pano

6 culotes

6 bodies (3 de manga curta e 3 de manga comprida)

6 macacões

2 casaquinhos

5 camisetinhas

5 calças

5 babadores

2 pares de luvinhas

1 gorrinho (2 unidades, se o bebê nascer no inverno)

3 toalhas com capuz

1 banheira

1 carrinho

1 jogo de protetor de berço

1 protetor de colchão

A maioria dos produtos de higiene, como fraldas descartáveis sabonetes, shampoos, óleos, cremes para assadura, tesoura, termômetro, chupetas, lenço umedecido, algodão, entre outros, podem ir para a lista de presentes do chá de bebê.