Televisão & Afins

20/11/2012 12:01 Felipe Gatto

Embarque nesse Carrossel

A novela “Carrossel” já pode ser considerada um fenômeno. Mais uma vez.  

Originalmente produzida em 1989 pela Rede Televisa, no México, a primeira vez que a atração foi exibida pelo SBT foi entre os anos 91 e 92. Na época, atingiu altos índices no Ibope e entrou para a história ao ameaçar a hegemonia da TV Globo e seu até então imbatível “Jornal Nacional”. 

Após inúmeras reprises, vinte anos depois a emissora resolveu apostar mais uma vez na trama infantil, mas, desta vez, por meio de um remake totalmente produzido no Brasil, sendo escrito e adaptado por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos. 

No ar desde maio, a versão atual não chega a repetir o feito de antigamente, mas, não faz feio e volta a ser uma dor de cabeça para a poderosa do plim-plim, além de ser o ponto culminante da Record perder o posto de vice-líder de audiência, pois a partir de “Carrossel”, o SBT reconquistou um público, conquistou um novo, além da novela impulsionar vários outros programas no horário nobre. 

Mas, de onde vem este estrondoso sucesso que, mudam-se as gerações, mas a febre “Carrossel” continua? 

A base da trama da novelinha é a convivência entre alunos da 2ª série da Escola Mundial, entre suas muitas descobertas, divergências e problemas enfrentados. O ponto chave e que liga todos eles, é a professora Helena, uma espécie de mãe/amiga, que funciona como uma fada madrinha e de onde partem todos os conflitos, emoções e sentimentos. 

Claro que muita coisa que era inerente aos anos 90 teve que ser adaptada para hoje, fora o encaixe de outros temas importantes em nossa realidade, como a inclusão social, por exemplo. Na versão atual, vemos crianças mais descoladas, interagindo pela internet, utilizando modernos celulares e vídeo games, além de serem mais espertas e hiperativas, como realmente são os pequenos de agora. 

Talvez um dos motivos do sucesso da novela seja a leveza com que temas tão importantes e difíceis de serem digeridos pelas famílias são abordados, como é o caso do preconceito racial, as diferenças sociais, o divórcio, a obesidade infantil, a depressão, entre tantos outros. Realmente a novela presta um válido papel social, aproximando as crianças de seus pais, e instigando diálogos e questionamentos saudáveis e relevantes. 

As cenas entre os mais emblemáticos dos alunos, Cirilo e Maria Joaquina, emocionam até o mais duro dos corações, pois retratam como pode nascer o preconceito entre brancos e negros e quanto isso, até hoje, continua enraizado nas culturas. Assistir crianças se deparando com tema tão delicado, não tem como deixar de ser ainda mais impactante. 

Entre o elenco, quem se destaca agora, são os atores Jean Paulo e Larissa Manoela, novamente da dupla de personagens citados acima. Carismáticos e talentosos, ambos conseguem algumas das melhores interpretações entre a turma, que ainda conta com a empatia da menina Maisa, estreando como atriz, e também da excêntrica, mas competente Lívia Andrade, interpretando a antagonista da história. 

Quem ainda deixa a desejar é a nossa versão brasileira da professora Helena, interpretada pela desconhecida Rosanne Mulholland . A atriz se esforça, mas ainda não conseguiu acertar o tom da personagem símbolo da novela, soando muitas vezes como uma atuação um tanto quanto artificial. 

Outro ponto que ainda merece um cuidado maior é a alta exposição que os pequenos atores da novela estão passando, numa overdose de participações entre os programas da emissora, bem como nas principais atrações especiais. O SBT tem que se atentar em não queimar ou exagerar nas aparições de seus novos talentos. 

Licenciamentos 

Conheça mais um pouco dos números e do fenômeno que é “Carrossel” versão 2012: 

- 14 pontos de audiência (cada ponto corresponde a 60.000 domicílios na Grande São Paulo); 

- 150 mil álbuns e 3 milhões de figurinhas vendidas; 

- 200 mil tabletes de chocolates; 

- 120 mil CDS; 

- 50 mil maletas de livros; 

- 500 mil bonecos; 

- Atores mirins faturando em uma série de eventos, feiras e festas de aniversário em todo o país. 

Novidades 

Preparem os bolsos papais, pois, em breve, chegarão ao mercado:  cadernos, uniformes, jogos, novo CD, DVD e agendas da turma do “Carrossel”. 

É uma verdadeira mina de ouro! 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo