Tecnologia

19/12/2013 19:00 Prefeitura de São Bernardo

Prefeito inaugura no Batistini 5º ecoponto da cidade

O prefeito de São Bernardo e o secretário de Serviços Urbanos inauguraram na tarde do dia 18, no Bairro Batistini, o 5º ecoponto da cidade, este localizado na Rua das Flores, 400, e o primeiro Ponto Limpo do município, na esquina das ruas Glória e Sante Batistini. 

"Aos poucos estamos transformando o comportamento da população. Sempre que passava por aqui sentia um tremendo desconforto, pois via muito lixo jogado na rua. Com esses dois novos equipamentos, os moradores do bairro não terão mais desculpa. Para que funcione de fato precisamos da colaboração de todos", ressaltou o prefeito.

O Ponto Limpo será um local para os moradores descartarem apenas resíduos domiciliares. Outra novidade será a coleta por motolixo. O bairro foi dividido por ruas para que os motoqueiros recolham os recicláveis em locais de difícil acesso e levem até ao Ponto Limpo. Quatro pessoas foram contratadas para realizar o serviço, sendo duas da própria comunidade.

"O bairro é um local que tem muito descarte irregular de material. Com a instalação do ecoponto e do Ponto Limpo queremos também mudar o comportamento e a forma de agir e pensar das pessoas", disse o secretário.

Os ecopontos, que já funcionam no Rudge Ramos, Parque dos Pássaros, Dos Casa e Montanhão, são espaços utilizados pela população para o descarte de até um metro cúbico de entulho por obra (cerca de 1,4 tonelada), resíduos volumosos (madeiras, armários, sofás e utensílios), além de materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal). Não são aceitos pneus, paletas, podas de árvores, produtos químicos, lâmpadas e resíduos eletrônicos e orgânicos.

Após o recolhimento, os resíduos da construção civil são enviados para aterros licenciados. Papel, plástico, vidro e metal são destinados para as casas de reciclagem.

Com os ecopontos espalhados pela cidade, a tendência é diminuir o descarte irregular em vias, córregos, praças e nos próprios municipais. Até o fim do ano que vem, a meta de São Bernardo é ter 30 ecopontos.

Melhoria da limpeza urbana - A instalação dos ecopontos está prevista no contrato entre a Prefeitura e a empresa Consórcio SBC Valorização de Resíduos S.A., responsável pelo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos, que está sendo implementado na cidade.

Além desses equipamentos, estão previstas, entre outras melhorias, a coleta seletiva porta a porta, que foi iniciada nos bairros Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis, ampliação de 200 para 600 pontos de Entrega Voluntária (PEV), modernização e ampliação dos equipamentos de limpeza, já em andamento, além de pagamento dos serviços mediante avaliação de qualidade. 

Outra iniciativa importante será a construção, no local do antigo Lixão do Alvarenga, de uma usina que vai transforma, pela queima, lixo em energia. A previsão é que sejam gerados cerca de 17 MW/H de energia, suficiente para fazer a iluminação pública e domiciliar de uma cidade com cerca de 170 mil habitantes. Modelos semelhantes já foram implantados com sucesso na França, Espanha, Holanda e Portugal.

Canais de comunicação – Desde o dia 10 de maio, a Prefeitura e o Consórcio SBC Valorização de Resíduos S.A. colocaram no ar dois canais de comunicação nos quais a população pode solicitar serviços ou reclamar da limpeza do município.

Por meio do site www.sbclimpeza.com.br e do 08007708156, o munícipe pode solicitar capina, corte de mato e grama, limpeza e lavagem de vias públicas, poda e remoção de árvores e a varrição. O morador também pode usar esses canais para reclamar dos serviços de limpeza do município.

Após o cadastro, o solicitante recebe um número de protocolo pelo qual é possível acompanhar a solicitação.

 

RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo