Tecnologia

16/12/2013 09:46 Prefeitura de São Caetano

Escolas de São Caetano instalam novas ferramentas tecnológicas

As escolas municipais de São Caetano do Sul receberam nas últimas semanas novas lousas interativas, ferramentas tecnológicas que são utilizadas como apoio ao aprendizado de crianças e adolescentes. Os equipamentos foram instalados tanto nas unidades de Ensino Fundamental e Médio quanto nas da Educação Infantil e os educadores da cidade serão capacitados para uma melhor utilização de todas as possibilidades pedagógicas.

A secretária interina de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, explica que a utilização de novas tecnologias nas escolas é parte do esforço da Prefeitura por um ensino cada vez melhor. “Nenhuma estratégia será deixada de lado, ou seja, lousa e giz continuarão fazendo parte da rotina escolar. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos todas as possibilidades com o intuito de facilitar o aprendizado.”

A inclusão de alunos com necessidades especiais de aprendizado também ganhou um reforço tecnológico. As salas de recursos das escolas municipais receberam equipamentos como mouses adaptados, que auxiliam e facilitam as atividades destes estudantes. “A tecnologia contribui de maneira bem significativa para o aprendizado do jovem com necessidades especiais”, avalia Ivone Braido Voltarelli.

 

Utilização – Algumas escolas já estão utilizando as novas lousas interativas. Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Emílio Carlos, no Bairro Oswaldo Cruz, ela foi colocada em uma área comum e despertou o interesse das crianças, de acordo com a diretora Maristela Manilli Rossi. “Escolhemos este local porque assim os alunos de diversas idades podem participar de atividades em conjunto, como assistir a vídeos educativos. Os pais também já conheceram e aprovaram a novidade.”

A lousa interativa é um recurso criado para que os professores tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes aos jovens, que estão plenamente integrados no mundo digital. Ela é uma tela magnética que funciona em total interação com o computador – desta forma, todo o conteúdo da aula pode ser projetado e, depois, manipulado por meio de canetas especiais que permitem que se escreva na tela.

 “A tecnologia tem muito a contribuir com a educação, porém sabemos que nada substitui a figura do professor, que certamente é o mediador entre ela e o aprendizado”, ressalta a secretária interina de Educação de São Caetano. “O que estamos fazendo na cidade é equipar as escolas para preparar nossos jovens sobre os mais diferentes aspectos. Queremos que os jovens das escolas públicas municipais tenham as melhores oportunidades, e é inegável que a tecnologia pode ajudar a preparar os alunos para o futuro.”


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo