Tecnologia

08/02/2017 02:01

Como preservar a bateria do notebook

O que torna o notebook tão prático e facilita sua utilização é justamente a autonomia de sua bateria. Por isso, é importante cuidar muito bem dela, da mesma forma que cuidamos do aparelho. No entanto, como todos sabemos, as baterias vão se deteriorando assim que saem da fábrica, mesmo que não sejam usadas. Isso porque, além do envelhecimento natural, as baterias de notebook possuem um número específico de ciclos de carga e recarga, que podem ser de 300 a 800 ciclos ao longo de sua vida útil.

Depois disso, elas começam a perder aos poucos a capacidade de armazenar energia, e é preciso tomar alguns cuidados para prolongar seu tempo de vida. Tudo isso para evitar uma possível compra prematura de uma nova bateria ou até mesmo um novo notebook.

 

Evite a descarga

As baterias mais novas, de íon e lítio, não precisam de descargas completas regulares antes da recarga. Na verdade, a descarga total dessas baterias pode prejudicar sua capacidade. Tente recarregar a bateria quando ela estiver entre 10 e 20% da capacidade.

 

Calibre a bateria

Se a sua bateria está carregando apenas até 80 ou 99%, é um indício de que ela está mal calibrada. Para isso, use a bateria até que o computador corte a energia, desligue ou hiberne. Depois disso, você pode recarregá-la até os 100%.

 

Retire a bateria quando der

Se você usa o notebook a maior parte do tempo na tomada, pode pensar em tirar a bateria. Assim, você preserva os ciclos de carga de sua bateria e diminui a temperatura que ela recebe tanto do laptop quanto da recarga.

 

Fique atento: se você pretende remover a bateria e guardar para usar depois, ela deve estar 40% carregada. Outra dica importante é guardar a bateria na geladeira em um saco plástico lacrado; lembre-se de deixá-la voltar à temperatura ambiente antes de usá-la novamente.

 

Desfragmente com frequência

Quanto mais rápido for o disco rígido, menos trabalho a bateria terá, então, desfragmente sempre que possível.

 

Mantenha os contatos da bateria limpos

Limpe os contatos de metal da bateria duas vezes por mês com um pedaço de pano umedecido em álcool para manter a transferência de energia de sua bateria mais eficiente.

 

Cuide da bateria

Não deixe a bateria carregada sem utilização por muito tempo. E, assim que carregá-la, use pelo menos uma vez a cada duas ou três semanas.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo