Saúde

24/03/2020 00:02 Fonte Agora MT

Álcool em gel caseiro pode ser prejudicial à saúde e não protege contra coronavírus

Após várias receitas caseiras circularem nas redes sociais, os especialistas estão fazendo um alerta para que as pessoas utilizem apenas o produto original

Em meio à pandemia de coronavírus, algumas receitas caseiras de álcool gel tem circulado pelo WhatsApp. Com a falta do produto nas farmácias e lojas, muitas pessoas estão optando pela solução, mas especialistas afirmam que a mistura pode ser muito perigosa.

Uma delas envolve transformar o álcool 96º na forma gel de 72º ou 70º. Assim como os boatos de que o vinagre poderia driblar o problema, a receita caseira também não possui nenhuma evidência científica comprovada.

De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), nas embalagens são indicadas as medidas exatas da quantidade de solução para o álcool, ou seja, em um produto 70 ºINPM existem 70g de álcool para cada 100 g da solução.

O Conselho pede que nenhum produto seja substituído e informa que a população siga as orientações das autoridades de saúde, que é lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel.

De acordo com o dermatologista Antonio Clemente Ruíz de Almirón, porta-voz da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia, em entrevista à BBC News Mundo, ele explica que: “O principal perigo é que não fazemos corretamente ou seguimos uma receita com eficácia duvidosa”.

Ele ainda alerta que esse tipo de solução pode ser muito prejudicial para a pele: “Estamos a confiar na Internet e, com o alerta social que está a ocorrer, existem muitas concepções erradas, receitas caseiras que não têm eficácia comprovada. A disseminação de tudo isso pode levar as pessoas a confiar em algo que realmente não tem eficácia comprovada contra o vírus ou que pode até ser prejudicial para a pele”.

Saiba mais em: 


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo