Saúde

28/11/2018 00:11

Importância de visitar regularmente o dentista

Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de realizar consultas periódicas com um dentista, não é mesmo? Realmente, criar esse hábito pode ser muito importante para a sua saúde e para os seus dentes.

O cuidado com os dentes, porém, deve acontecer desde a infância. Uma criança, por exemplo, deve visitar um Odontopediatra, que é o profissional responsável por realizar esse acompanhamento e cuidar da saúde bucal de bebês até a adolescência.

Mas não adianta realizar um tratamento por algum tempo e abandoná-lo no meio do caminho. Existem diversos fatores que revelam que o cuidado com os dentes deve ser contínuo e duradouro.

Prevenção

Você provavelmente já ouviu o ditado “É melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? Nesse caso, a expressão popular é amparada e confirmada pelos dentistas. Com consultas em geral de seis em seis meses, as chances de evitar qualquer problema na região aumentam muito.

Quando um dentista pode realizar um acompanhamento frequente da saúde bucal de seus pacientes, todos os procedimentos se tornam mais praticáveis e os processos são mais rápidos. Isso é importante porque nossa boca é um verdadeiro paraíso para muitas bactérias, que a veem um lugar quente e úmido.

Um diagnóstico rápido

Com visitas regulares ao dentista será possível diagnosticar possíveis problemas na saúde bucal dos pacientes logo no início, como uma gengiva inflamada (gengivite), uma má escovação, lesões de cárie ou o princípio de algum quadro mais grave.

Seja qual for o problema, com um tratamento rápido e assertivo, as chances de recuperação são muito melhores. Lembre-se que a doença cárie é causada por bactérias que se desenvolvem nos dentes até se tornarem, de fato, bem perigosas.

Manter um sorriso agradável

As consultas frequentes ao profissional permitem que o paciente aprenda diferentes fatores que podem ser muito úteis para a saúde bucal. Desde a escovação até a importância do fio dental, são pequenas atitudes que podem auxiliar os que desejam um sorriso bonito e vistoso.

Além disso, um dentista é o único que pode ajudar quando um procedimento estético nos dentes é desejado. Ele é o responsável por entender a real importância daquela intervenção e como ela pode implicar na saúde bucal do paciente.

Evitar o medo de dentistas

Muitas crianças e até adultos enfrentam um medo muito grande de visitar os dentistas. Por isso, um acompanhamento, que pode ser realizado desde a infância, deve ajudar as crianças a entenderem que aquele profissional não será um risco e está lá só para ajudar.

Em adultos, a situação é um pouco mais complicada, mas criar aos poucos uma relação com um dentista vai fazer o paciente ficar mais seguro e confiante acerca do trabalho do especialista. Nesses momentos é sempre válido lembrar a importância desse profissional para a saúde dos dentes.

Prevenir e evitar outros problemas de saúde

Estão enganados os que acreditam que a única competência dos dentistas é avaliar problemas e questões nos dentes e na boca. Isso porque essa região pode ser o reflexo da saúde do paciente como um geral.

A endocardite bacteriana, por exemplo, é a situação em que uma bactéria oriunda da cavidade bucal avança até o coração e provoca uma série de infecções, que podem ser extremamentes nocivas ao organismo humano.

Além disso, questões na cavidade bucal podem se desenvolver até problemas nos ouvidos, estômago e articulações. Nesses casos, esses quadros podem se desenvolver até sinusite, agravar quadros de diabetes, bruxismo e outras questões.

 

Essas razões são apenas alguns dos motivos para realizar consultas regulares ao dentista. Assim, será possível manter a saúde bucal em dia e garantir o bem estar, não só dos dentes, mas também do organismo.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo