Saúde

18/03/2018 14:09

Nutricionista responde: qual é a diferença entre termogênicos comuns e o "Hot"?

Produto oferecido no mercado reúne quatro substâncias termogênicas em um único suplemento

 No ano passado, seguindo a esteira de inovações no mercado de suplementos alimentares para atletas amadores, empresas do ramo começaram a lançar termogênicos chamados de "Hot", que se diferenciam dos comuns pela receita e pelos resultados que promovem. No entanto, muita gente ainda não sabe as diferenças entre os dois produtos. "É fundamental saber o que está consumindo para que os efeitos no corpo sejam os esperados", diz Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements.

 De forma básica, toda substância capaz de aumentar as necessidade calóricas do indivíduo é termogênica. Na natureza existem alguns alimentos que possuem essas características, mas com o avanço da industrialização alimentar, se tornou cada vez mais comum encontrá-la em produtos processados.

 "Cada elemento termogênico é metabolizado por uma via específica pelo organismo. Ou seja, cada termogênico tem um efeito específico no corpo e, assim, cada um deles pode desenvolver implicações diferentes em nosso metabolismo", explica Círico.

 Dois termogênicos comuns e consumidos diariamente são a cafeína e o gengibre: a primeira é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. Em geral, seus efeitos sobre o organismo aumentam o estado de alerta e reduzem a sensação de fadiga, podendo melhorar ainda a capacidade para realizar determinadas tarefas - e por isso é usada normalmente antes dos treinos.

 Além destes efeitos, ela aumenta a demanda de energia e calorias e, dessa forma, favorece o desempenho atlético ao aumentar indiretamente o consumo de calorias. "Cada vez mais pessoas estão tomando cafeína antes de ir para a academia no Brasil. É uma novidade que, agora, nem é tão novidade assim", conta Círico.

 Já o gengibre é um rizoma que possui grande quantidade de nutrientes e compostos bioativos. É um alimento rico em propriedades medicinais: fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, além de ser antioxidante. Assim como a cafeína, ele é um termogênico porque seu efeito consiste no aumento de energia do corpo, ajudando a mobilizar mais gorduras durante uma fase de redução de peso, por exemplo. É por isso que todos os sucos detox possuem, entre seus ingredientes, o gengibre.

 Portanto, "todo termogênico é capaz de aumentar a necessidade de energia do indivíduo", diz o nutricionista da Growth, alertando ainda que é necessária uma dieta adequada para que os efeitos do consumo deste tipo de substância sejam completos.

 O termogênico Hot, assim, é na verdade uma mistura de substâncias: sua composição reúne cafeína, pimenta preta, pimenta caiena e gengibre. "Ele se sobressai em relação aos outros suplementos termogênicos pela quantidade de ingredientes e pelo poder deles no aumento das demandas de energia. Ou seja, o estímulo que o produto pode oferecer é muito maior que um suplemento termogênico qualquer pela sua composição a quantidade", explica Diogo Círico. Para ele, apesar de ser usado por atletas amadores, é mais aconselhável que os consumidores do Hot sejam aqueles que já possuem uma vivência atlética e que treinam regularmente. "Se você consumir sem ter uma dieta e um volume de treino regulares vai produzir muita energia no corpo sem gastá-la. E aí surgem os sintomas contrários, como insônia, ansiedade, etc.", finaliza.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo