Saúde

30/10/2017 01:04

3 benefícios do whey protein para idosos

Suplementação vai além do exercício físico e pode melhorar o bem-estar na terceira idade

As proteínas do soro do leite, comumente chamadas de whey protein, são muito conhecidas pelos frequentadores de academias. De fácil absorção pelo organismo, elas são fonte de minerais, carboidratos e outros componentes que auxiliam no funcionamento metabólico.

Devido às melhorias que podem trazer à saúde, apesar de ser muito utilizado pelos jovens, o whey protein tem conquistado outros públicos, como os idosos - principalmente aqueles que praticam exercícios, como a corrida. Para que você conheça melhor as vantagens que ele proporciona à terceira idade, separamos três benefícios das proteínas do soro do leite para esse público.

Ganho de massa magra

Naturalmente, com o passar do tempo, os idosos apresentam uma redução na massa muscular – essa perda é chamada de sarcopenia. Para Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, empresa especializada em suplementos alimentares, essa condição pode ser identificada como a “verificação das condições do tônus muscular, ou seja, se há sinais de aumento da flacidez da musculatura e se o idoso começou a sentir uma redução de sua força”.

A suplementação, nesse caso, pode evitar que a massa muscular tenha uma redução progressiva. A proteína é necessária para a reconstrução da massa magra, fazendo com que a redução de músculos seja minimizada. No caso de idosos que têm o costume de correr, ele também colabora para que o treino seja mais eficiente.

A massa magra é formada por tecido ósseo, água corporal e proteína muscular. Dessa forma, é um dos componentes mais nobres do corpo humano. A proteína do soro do leite, além de impedir que os músculos se tornem flácidos, faz com que o seu ganho seja ainda maior.

Redução de gordura corporal

Mais do que a proteína propriamente dita, essa proteína possui uma quantidade de cálcio significativa em sua porção. E esse componente é essencial para as pessoas da terceira idade, já que fortalece e mantém a massa óssea. Com isso, consegue fazer com que os idosos tenham melhores condições para realizar suas tarefas.

E, mais do que isso, essa concentração de cálcio pode auxiliar na perda de gordura corporal. Como? Círico explica que a “ingestão do cálcio existente inibe a ação dos hormônios calcitrópicos, o que pode reduzir a deposição de gordura nos adipócitos”. Assim, ele se torna um aliado na velhice, quando o metabolismo está mais lento, e o emagrecimento e a perda de gordura se tornam mais difíceis de acontecer.

Fortalecimento do sistema imunológico

De acordo com Círico, “existem estudos que comprovam a eficiência desse suplemento na prevenção de patologias. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Unicamp avaliou que uma pessoa pode controlar a glicemia só pelo consumo do whey protein. É como se essa substância ajudasse o idoso a voltar a absorver uma série de nutrientes”.

Todos os benefícios que o whey protein proporciona para os idosos podem contribuir para uma vida mais saudável e para o bem-estar. Isso porque, ao fortalecer e ganhar massa muscular, eles podem ter mais força e autonomia durante a realização de todas as tarefas diárias e até mesmo exercícios físicos.

No geral, as proteínas do soro do leite trazem benefícios que vão além da prática de atividade física. Eles também se refletem na saúde e na qualidade de vida das pessoas que estão na terceira idade.

Porém, vale lembrar que o ideal é procurar um nutricionista antes de fazer uso de qualquer suplemento. “Procure um profissional especializado, que fará uma avaliação da condição do tipo de alimentação e de como isso pode ser melhorado”, alerta o nutricionista da Growth Supplements.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo