Saúde

16/10/2017 03:26

4 dicas para ter uma boa noite de sono

De acordo com estimativa da Associação Brasileira do Sono, mais de 73 milhões de brasileiros têm dificuldades em relação ao sono. Dormir, uma necessidade dos seres humanos, muitas vezes não é uma tarefa fácil para muitas pessoas.

O que pode atrapalhar o sono?

Há diversos motivos que fazem com que seja mais complicado ter uma boa noite de sono. Podemos citar alguns exemplos: deitar estando muito estressado, perder atenção com aparelhos eletrônicos ligados, levar o celular para a cama, praticar exercícios físicos e deitar logo em seguida, consumir bebidas com cafeína, calor ou frio demais, entre outros aspectos.

O que pode ajudar a dormir melhor?

Desde a postura ao deitar até a preparação de um ambiente ideal no quarto, existem aspectos que podem ser trabalhados para facilitar a chegada e a manutenção de uma boa noite de sono. Confira estas quatro poderosas dicas para ajudar a dormir bem:

  1. Postura: dormir bem também envolve a posição na qual você se deita. Uma dica é colocar o travesseiro sob a cabeça e evitar os que não são muito cheios, pois isso pode causar dores no pescoço. A posição ideal é de lado, flexionando levemente os joelhos. Outro fator determinante que também diz respeito à postura é o ambiente. Se o seu quarto estiver muito quente, você não conseguirá dormir bem. O mesmo serve para se o quarto estiver muito frio. Além disso, deve-se conferir se a sua cama é ideal para seu tipo físico. A cama box é uma das opções mais procuradas pelas pessoas, pois apresenta benefícios como ser mais confortável e mais barata.
  2. Nada de distrações: se você quer realmente dormir bem, evite ligar a televisão ou o computador e muito menos deite com o celular, pois a tendência é cada vez mais se distrair com mensagens e jogos, levando o sono a se distanciar.
  3. Relaxar: deitar estressado, após uma discussão, muito trabalho ou depois de praticar exercícios físicos é uma péssima ideia. O corpo ainda estará em ritmo acelerado, dificultando a chegada do sono. Busque relaxar. Tomar um chá é válido. Ouvir uma música tranquila também é uma boa opção.
  4. Dispense alimentação pesada: um erro comum de muitas pessoas é encher a barriga após uma boa refeição e deitar logo em seguida. Pode até parecer uma boa ideia, pois o sono chega, mas o que complica é conseguir mantê-lo. Alimentação pesada é inimiga de um sono tranquilo. Café, refrigerante e chás (mate, verde e preto) devem passar longe. Bebidas alcóolicas são outras coisas que devem ser dispensadas.

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