Saúde

12/04/2017 04:00 Fonte: Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo

Doações ao Banco de sangue do ABC registram aumento

Acréscimo se deve a coleta na cidade de Santos que se juntou ao mesmo banco, em São Bernardo
Nos três primeiros meses deste ano, o banco de sangue de São Bernardo recebeu mais doações em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque além da coleta feita nos quatros postos do ABC, que contabilizaram 15.397 doações, a cidade recebeu mais 1.830 bolsas de sangue que vieram de Santos, no litoral.

Com o acréscimo das doações de Santos, o número do banco de sangue aumentou 10% nos três meses deste ano. A quantidade de coletas realizadas no ABC se manteve praticamente a mesma em relação ao mesmo período do ano passado, com diferença de apenas quatro doações a mais.

A Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, é a responsável pelo controle das doações feitas na região. De acordo com Solange Rios, gerente administrativa da central da Colsan, no mês de março, 95% da capacidade de armazenamento foi atingida, totalizando 6.174 doações. Ela disse também que o número é considerado suficiente, visto que as doações são distribuídas para 12 hospitais, sendo seis no ABC.

Ainda segundo a gerente, a quantidade de coletas para os próximos meses preocupa. “A doação diminui em meses com muitos feriados, e em abril tem dois, depois de maio vêm as férias e o frio, período que as doações caem muito”, disse.

Para realizar a doação, o cidadão precisa ter mais que 16 anos, pesar mais que 50 kg, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e não estar fazendo tratamento de alguma doença. Já o doador que possui tatuagem ou piercing deve esperar por um ano para realizar a doação. O tempo do procedimento, durante a semana, é de aproximadamente 45 minutos. Nos finais de semana, cerca de duas horas. Além disso, é garantido pela Constituição que o doador tem um dia de folga no trabalho.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo