Saúde

15/05/2018 06:29

Cuidados essenciais para evitar a contaminação por vírus no inverno

O inverno é um dos períodos mais propícios para o contágio de doenças virais, como a própria gripe. Isso porque as pessoas tendem a manter os locais menos arejados, contribuindo para a propagação do vírus. Além de manter os ambientes ventilados, alguns outros cuidados podem evitar a disseminação desse tipo de doença, muitas vezes transmitida pelo contato com alguém que já está contaminado.

É necessário atenção para não contaminar frascos de medicamentos utilizados para atenuar sintomas da gripe como o Naridrin, descongestionante nasal que precisa ser aplicado na própria narina. O aplicador do medicamento pode ser contaminado pelo vírus ao entrar em contato com a secreção nasal e contribuir com a disseminação da doença, por isso, é essencial manter uma distância segura entre o frasco e o nariz no momento de aplicá-lo.

Consumir vitamina C, através de alimentos ricos nessa substância ou ingerindo complementos alimentares, aumenta a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças em geral, inclusive, a gripes e resfriados.

Manter as mãos limpas, com o auxílio de soluções antissépticas, também reduz as chances de contaminação por vírus. Recomenda-se lavar as mãos várias vezes ao dia, além de aplicar também uma loção desinfetante.

Quando existe uma epidemia viral, como é o caso da gripe H1N1, recomenda-se evitar ambientes muito fechados com conglomerações de pessoas, pois as chances de contagio são muito altas nesses ambientes.

Mesmo com esses cuidados, o vírus pode se alojar no corpo e, nesses casos, é necessário consultar um médico especialista para verificar exatamente qual o diagnóstico. Utilizar medicamentos para atenuar os sintomas, como analgésicos, pode tornar esse período menos desconfortável, já que, diferente da bactéria que pode ser combatida com antibióticos, o vírus normalmente tem um período determinado de permanência no organismo, como é o caso das gripes e resfriados.

Porém, existem casos em que a persistência do vírus desencadeia outros problemas de saúde, fazendo com que um quadro simples precise de acompanhamento médico e um tratamento específico.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo