Regional

11/01/2019 10:46 fonte RD

ABC tem condições especiais para pagamento do IPTU

O início do ano é conhecido por ser época de apuros financeiros. O IPVA e o IPTU são gastos que desequilibram as finanças do brasileiro, mas não precisa ser assim. De acordo com especialistas, o grande erro está em não programar o pagamento com antecedência. Como a maioria das pessoas não traçam planejamento anual, iniciam o ano com dificuldades financeiras.

Uma dúvida muito comum em relação ao IPTU e ao IPVA é sobre a condição de pagamento: é melhor à vista ou parcelado? Antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira você se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor.

Se for a primeira ou segunda opção, dificilmente conseguirá fazer o pagamento à vista, e restará somente o caminho do parcelamento. É importante lembrar que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.

Caso a situação financeira esteja mais confortável, com reserva financeira, é recomendado que o pagamento seja feito à vista. Cada estado pratica o próprio desconto, mas, em média, o contribuinte obterá 3% de desconto no IPVA e 4% no IPTU. É importante lembrar dos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. Portanto fique atento: não adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras.

As cidades do ABC já começaram a distribuição de carnês do IPTU 2019, e oferecem descontos para o contribuinte que realizar o pagamento em dia. Em Diadema e Ribeirão Pires, o munícipe pode optar por parcelar o imposto em 12 vezes ou em parcela única, com desconto de 10% sobre o valor total do imposto. Santo André oferece pagamento em dez parcelas ou desconto de 10% para pagamento em parcela única e 5% para pagamento em duas vezes. Em São Bernardo o desconto para pagamento a vista é de 5% e o contribuinte que estiver em dia com o imposto concorre a prêmios em dinheiro que serão sorteados durante o ano pelo programa IPTU Fidelidade. Mauá não informou.

As prefeituras informam que os carnês são enviados via correios. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires oferecem também o serviço de retirada do boleto no site das prefeituras.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo