Regional

14/11/2018 00:40

O que é e como deve ser o comprometimento de renda

Gastar mais do que você ganha é um risco e tanto e não deve acontecer. É importante planejar o mês e como sua renda ficará comprometida com cada despesa. Por isso, o comprometimento de renda é importante e deve fazer parte da sua rotina.

Normalmente, uma parte do salário é destinada às despesas fixas, como água, luz, internet, transporte, supermercado e aluguel. É indicado que esses gastos não ultrapassem 50% do seu salário.

Assim, sobrará outros 50% para você economizar ou gastar com lazer, empréstimos e contas supérfluas. Recomenda-se sempre comprar produtos a vista, assim evita que as parcelas mensais comprometam os gastos básicos.

Um exemplo prático de controle de renda é:

Márcio gasta 20% do salário com as contas básicas da casa, 10% com transporte e internet e mais 20% com supermercado. Logo ele ainda tem 50% disponível para outras despesas. Ele pretende entrar em um empréstimo para comprar um carro, sendo assim vai comprometer 25% da renda só com esse investimento.

Ele ainda terá outros 25% para lazer, mas ele colocou como meta guardar 10% desse valor, para uma possível emergência.

Com essas especificações, dificilmente Márcio vai se enrolar em dívidas, já que antes de qualquer coisa, estudou quais eram as possibilidades que estavam ao seu alcance.

 Por isso, na hora de solicitar um empréstimo é importante estudar se você terá aquele valor livre todos os meses, durante todo o processo de financiamento.

Uma ideia para se manter organizado e com as despesas em dia é pagar todas a contas quando receber o salário, assim você saberá exatamente quanto tem para gastos extras e não entrar em dívidas.

 

Comprometimento de renda em um empréstimo

O mais recomendado é não utilizar mais de 30% da sua renda para o empréstimo, assim você consegue manter uma boa margem caso preciso de dinheiro para uma despesa extra, como o carro quebrar ou algum problema de saúde.

Por esses motivos, muitas pessoas acabam tendo o financiamento reprovado pelo banco, uma vez que eles calculam tudo, inclusive o comprometimento de renda, se ultrapassar o valor de 30% será negado.

A instituição bancária precisa de medidas de segurança para garantir que o contratante não vá cair em dívidas e assim deixar de pagar o empréstimo.

 

Minha renda está comprometida com despesas básicas

Pode parecer desesperador, mas caso isso aconteça, você precisará evitar ao máximo deixar de pagar alguma dívida. Quando você arrasta uma dívida para o próximo mês ela irá tirar recursos de gastos básicos, criando assim uma bola de neve.

Quando você deixa de pagar, juros e multas passam a agregar o valor inicial. Então o que era ruim, ficou pior, porque a dívida do mês seguinte estará maior do que o esperado.

Ao pedir um empréstimo, deve se atentar a todos os detalhes, você não quer entrar em uma dívida para sanar outra, certo?

A melhor coisa a se fazer é planejar, guardar de 5 a 20% do seu salário, o ideal é conseguir economizar até 6 meses, isso irá te ajudar a ter um fundo para emergências. Como as destacadas acima, por exemplo.

Relação comprometimento de renda e financiamento

Apesar de todos os cuidados tomados pelo banco e pelo cliente, as práticas de empréstimo são vantajosas. Se você estiver pedindo um empréstimo para conseguir conquistar a casa própria, podemos considerar um investimento, não uma dívida.

Financiamento imobiliário é uma atividade muito comum no Brasil, já que dificilmente o brasileiro tem o valor total para investir em um imóvel.

Especialistas recomendam que apenas 30% do seu salário seja comprometido com dívidas no geral, portanto se você entrar em um empréstimo que comprometa 30% do seu salário ao mês deverá esperar até a dívida ser completamente pagar pra começar outra.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo