Regional

19/05/2018 15:36

Para paulistanos, zona oeste é a melhor região para se viver na cidade

62% dos moradores da área não trocariam de bairro

Em 1995, era criada a Operação Urbana Água Branca, com o objetivo estratégico de promover o desenvolvimento da região de modo equilibrado, dando condições para que as potencialidades regionais fossem devidamente efetivadas. Essa área na zona oeste de São Paulo, que abrange bairros de Perdizes, Barra Funda e a própria da Água Branca, desenvolveu-se com boa infraestrutura de transportes, privilegiada pela proximidade das rodovias Castelo Branco, Anhanguera, Bandeirantes e do terminal metrô-rodo-ferroviário da Barra Funda. Hoje, a zona oeste da cidade é a mais valorizada pelos paulistanos.

            De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril de 2016, a zona oeste é a preferida de quem mora em São Paulo, recebendo uma nota média de 7,7. A pesquisa ainda mostra que 62% dos moradores da zona oeste não trocariam de bairro e 67% consideram o lugar onde vivem melhor do que a maioria dos outros. Esses índices são os mais altos se comparados com outras localidades da cidade de São Paulo.

            Outro fator que coincide com esses dados é a valorização do metro quadrado da zona oeste. De acordo com dados do Secovi-SP, de janeiro de 2010 a maio de 2016, o preço médio do metro quadrado subiu de R$ 4.618,16 para R$ 13.874,59, representando uma alta de 200%. Com a valorização da região, corretoras e empresas relacionadas à venda de empreendimentos imobiliários passaram a dar mais atenção aos bairros localizados nessa área, como Vila Leopoldina e Vila Madalena, como é o caso da Brasil Brokers, empresa especializada nesse tipo de serviço.

            De acordo com entrevista de Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP para a Folha de S.Paulo, há pelo menos três razões pelas quais a zona oeste teve uma valorização do metro quadrado e passou a ser vista como um bom lugar para se morar. A primeira tem a ver com a Vila Madalena, bairro considerado um dos mais boêmios da cidade de São Paulo e um polo cultural, com atrações culturais e bares por toda parte, para todos os gostos e estilos. O segundo motivo são os bairros Perdizes e Pinheiros, que atraem diversos públicos, desde solteiros a idosos. E, por fim, o terceiro motivo é a Barra Funda, um lugar bem localizado e que fica próximo de diversos estabelecimentos.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo