Regional

13/05/2018 11:34

Obras e planejamento se consolidam em São Bernardo

Túnel que compõe drenagem do Piscinão do Paço teve mais uma etapa concluída para combate às enchentes

O combate as enchentes no Centro de São Bernardo registrou mais um importante passo, nesta sexta-feira (11/05), com a execução de uma nova fase da obra que compõe a drenagem do Piscinão do Paço.

Na presença do prefeito Orlando Morando, do vice-prefeito Marcelo Lima, e técnicos da Prefeitura, foi concluída mais uma etapa do túnel, de 950 metros, com um diâmetro de 6,20 metros, que liga o Paço a Alameda Glória e que tem como função principal auxiliar no escoamento da água.

A intervenção compõe o pacote de investimento, na ordem de R$ 353 milhões e tem previsão de conclusão até novembro do ano que vem. “Hoje foi um dia histórico para a nossa cidade. Acompanhamos a junção de mais duas fases do túnel que compõe a obra de combate a enchente no Centro. Quando iniciamos a gestão, o projeto estava abandonado. De imediato, contratamos o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para uma auditoria completa da obra. Assim, conseguimos retomar com efetividade e transparência todo o projeto”, destacou o prefeito de São Bernardo. 
Em março, a Prefeitura oficializou a retomada das obras do Centro Seco, com a construção do Piscinão do Paço, que tem capacidade de armazenar 220 milhões de litros de água. Na ocasião, o evento contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy . O projeto foi retomado após a auditoria contratual, realizada pelo IPT.

“Contratamos o IPT para que pudéssemos ter um acompanhamento, bem como sua transparência ao contrato firmado. Assim, conseguimos ter previsão da conclusão de todo o Piscinão para novembro”, destacou exemplificando que a maior extensão do túnel fica abaixo da Rua Jurubatuba, um dos pontos críticos de enchente. “Com fortes chuvas, a água chega a subir um metro na Jurubatuba. O túnel possui diâmetro de 6,20 metros, que funcionará também como reservatório. O que nos traz a certeza de que com a conclusão desta obra, iremos eliminar as enchentes no Centro”, adicionou.

MOVIMENTAÇÃO NA ECONOMIA - A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, consolidou um novo perfil na cidade, com a retomada de todas obras, abandonadas pela gestão anterior, e o andamento efetivo de novos projetos elaborados, alinhando a diretriz de execução e conclusão, com transparência e prazo estabelecido. 

Todas as obras que foram abandonadas pela antiga gestão já tiveram suas ordens de serviço oficializadas e seguem a sendo tocadas. São aproximadamente, 6.000 funcionários da Construção Civil. Somente no Piscinão do Paço, são 270 funcionários.

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo