Regional

06/04/2018 06:42

Consumidor se prepara para aumento de até 20% na conta de energia

Apesar do reajuste, algumas dicas podem te ajudar a poupar dinheiro no final do mês

            De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2018, haverá um aumento substancial na conta de luz. O reajuste será de 10% em alguns locais, mas em algumas regiões a alta chegará a 20%. Com essa medida, os consumidores precisarão se preparar ainda mais para economizar energia para não ter um gasto exorbitante no final do mês.
Entre as empresas que aplicarão aumento de 10%, estão Eletropaulo (São Paulo) e Copel (Paraná). Já entre as empresas cujo reajuste chegará a 20%, estão Cemig (Minas), RGE Sul (Rio Grande do Sul) e Energisa (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Os problemas são variados e incluem desde a falta de chuva e consequentemente utilização de usinas térmicas, que são mais caras, até a falta de planejamento do setor e do Governo Federal, principalmente na última gestão.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, disse que, durante o governo de Dilma Rousseff, houve algumas decisões que impactam o setor elétrico até hoje. "Perdemos três anos de crescimento por causa da recessão. Parte desses custos da tarifa, hoje, serve para pagar reforços nos sistemas de geração e transmissão que vieram para atender a um mercado que não se concretizou", afirmou Barroso.

 O aumento pode impactar no bolso dos consumidores. Em 2017, pela primeira vez desde 2014, as pessoas deixaram de ter dívidas com contas de água e luz. 

De acordo com dados do Indicador de Inadimplência, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em fevereiro deste ano, houve um recuo de 4,25% no atraso dessas contas em relação ao mesmo período de 2017. Em 2016, a inadimplência chegou a ter um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

 Como economizar

 Para você ser menos impactado pelas mudanças, é necessário adquirir alguns hábitos para poupar energia e ter uma conta menor no final do mês. Avaliar se é hora de trocar eletrodomésticos antigos, como máquina de lavar e geladeira, é importante, já que os aparelhos mais modernos possuem maior eficiência energética.

Outras dicas são optar por lâmpadas de LED, que gastam menos energia, retirar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados, aproveitar ao máximo a luz solar e só ligar as luzes quando necessário, além de evitar usar benjamins, porque o acúmulo de ligações na mesma tomada pode aumentar perdas elétricas.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo