Regional

02/11/2017 13:29 Fonte Povo

Uso de remédios como Omeprazol elevam risco de câncer no estômago

Para quem fez uso diário, o risco foi 4,55 vezes maior do que para aqueles que precisaram do remédio semanalmente

 

Usado no Brasil e em todo o mundo para o refluxo ácido, gastrite e úlceras estomacais, o Omeprazol está associado a uma doença ainda mais séria. Conforme uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London, as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP) - como o Omeprazol, Pantoprazol e o Iansoprazol podem aumentar em até 2,4 vezes as chances de ser desenvolvido o câncer no estômago. A informação é do Uol.

Segundo os pesquisadores, depois de a bactéria chamada Helicobacter pylori ter sido removida dos medicamentos, o risco de câncer estomacal aumentou na mesma dosagem e duração do tratamento com medicamentos anti-refluxo.

No Reino Unido, são mais de 50 milhões de prescrições desse tipo de remédio todos os anos. A descoberta já havia sido identificada pelos acadêmicos, mas nunca em um estudo onde se eliminou uma bactéria então suspeita pelo desenvolvimento da doença.

O estudo, que recrutou 63 mil adultos, foi comparado o uso do IBP a um outro medicamento, conhecido como H2, que também limita a produção de ácido estomacal. Os participantes foram tratados entre 2003 e 2012. Após isso, foram acompanhados por cientistas até desenvolverem câncer de estômago, morrerem ou chegarem ao final do estudo, em 2015.

Durante esse tempo, 3.271 pessoas receberam IBP por quase três anos, enquanto 21.729 participantes tomaram bloqueadores de H2. Um total de 153 pessoas desenvolveram a doença.

Ao passo que os bloqueadores de H2 não aumentaram o risco de câncer no estômago, os IBPs mais do que dobraram essas chances. Para quem fez uso diário, o risco foi 4,55 vezes maior do que para aqueles que precisaram do remédio semanalmente. Quando ministrado por mais de um ano, o risco de câncer de estômago aumentou cinco vezes, enquanto as chances foram oito vezes maiores após três anos ou mais.

O estudo aconselha aos médicos que tenham "cautela quando prescrevem IBP para uso de longo prazo, mesmo após a erradicação bem-sucedida de H plyori.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o professor de farmacoepidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Stephen Evans, afirmou que "muitos estudos observacionais encontraram efeitos adversos associados aos IBPs".

Para Evans, a explicação mais plausível para a totalidade da evidência sobre isso é que aqueles que recebem IBPs e, sobretudo a longo prazo, têm tendência a estar mais doentes de várias maneiras do que os outros que não tomaram o remédio.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo