Regional

23/10/2017 00:01

Tire as suas dúvidas sobre licenciamento veicular

Quem já tem carro há algum tempo ou está pensando em comprar, sabe que os gastos não se resumem apenas ao combustível. Anualmente, os donos de veículos devem pagar algumas taxas para circularem pelas cidades brasileiras. Entre esses custos, está o do licenciamento. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório e que sempre deve estar com o motorista, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Quando pagar

As datas de pagamento do licenciamento variam entre os estados, por isso, é necessário consultar o DETRAN onde o carro está registrado. Em alguns casos, é possível inclusive pagar o licenciamento no início do ano juntamente com o IPVA. Quando ocorre atraso no pagamento, o motorista deve pagar multa e juros.

 

Valor

O valor a ser pago pelo licenciamento também varia de acordo com o estado. Além do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o motorista também paga nessa ocasião o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), que é obrigatório, e a taxa de envio, se preferir que entreguem em casa.

 

Onde pagar

O pagamento do licenciamento pode ser feito pela internet, nas agências de bancos credenciados ou nos caixas eletrônicos. Basta informar o Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam) e ter os demais débitos pagos.

 

Quem pode

Para fazer o licenciamento do veículo, é necessário que o automóvel esteja registrado naquele estado e não tenha restrições administrativas e judiciais, como registro de furto e apreensão. Também é preciso que todos os débitos estejam quitados, incluindo o IPVA e as multas.

 

Obrigatoriedade

Todos os automóveis devem ser licenciados anualmente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não cumprimento dessa regra é uma infração gravíssima que acarreta sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e apreensão e remoção do veículo. Dirigir sem portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) representa infração leve, sujeita a três pontos na CNH, multa de R$ 88,38 e retenção do carro até o documento ser apresentado.

 

Bloqueio no sistema

É possível pagar o licenciamento do ano anterior normalmente. Porém, quando o atraso supera dois anos, o motorista precisa solicitar à Secretaria da Fazenda de seu estado o desbloqueio para pagar as taxas atrasadas.

 

Gás natural

Os veículos movidos a gás natural (GNV) só podem ser licenciados se tiverem o Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido anualmente pelo Inmetro. A cada novo licenciamento, é preciso ter um novo CSV em mãos.

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo