Regional

17/07/2017 06:51

Prefeitura de Diadema orienta sobre descarte de recicláveis em ecopontos

O lixo reciclável também pode ser depositado nos sete ecopontos espelhados por Diadema. Agora, além de restos de construções, pequenas quantidades de terra, madeiras e bagulhos, os ecopontos estão recebendo plásticos, metais, papéis, vidros e outros materiais recicláveis.

A medida, além de ajudar na coleta seletiva da cidade, facilita o trabalho dos quatro grupos de catadores que são acompanhados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema (IPEPS), programa desenvolvido pela Prefeitura visando a promoção de trabalho e geração de renda.

A entrega de recicláveis nos ecopontos colabora ainda com a educação ambiental junto aos moradores dos bairros onde eles estão localizados e contribui para a diminuição dos custos municipais com a coleta de resíduos.  

Para informar a população sobre a nova utilização dos ecopontos, a Prefeitura vem realizando ação educativa junto a alunos da rede de ensino municipal, cujas escolas ficam próximas aos postos. A iniciativa envolve a conscientização dos pais dos estudantes que moram no entorno e que a partir das informações levadas pelos filhos ficam sabendo da novidade.

O trabalho de sensibilização é feito coletivamente por três secretarias: Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Serviços e Obras. Para envolver os alunos sobre a necessidade da reciclagem e de como isso beneficia a natureza, são realizadas caminhadas até os locais e materiais de divulgação são distribuídos, porta a porta, para população.    

A primeira unidade educacional a participar da atividade foi a EMEB Mário Santa Lúcia, do bairro Serraria. Portando cartazes, cerca de 60 alunos da escola fizeram a caminhada até o Ecoponto Rufino, chamando atenção das pessoas sobre a necessidade da ação. Eles também levaram sacolas com recicláveis que foram depositadas em grandes caixas de madeiras.

Cooperativas de Catadores - A participação da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho nessa ação educativa é feita por meio do Programa Bem Viver- Reciclar Faz Bem,  que a  Casa da Economia Solidária realiza desde 2015 . A Casa abriga a Incubadora Pública que acolhe atualmente 12 grupos solidários.

Entre esses grupos estão as quatro cooperativas de catadores – Cooperlimpa (Jd.Inamar), Chico Mendes (Jardim União), Nova Pop (Vila Nova Conquista) e Cooper Fenix (Taboão) – que vivem da reciclagem. O trabalho garante a sobrevivência de 80 catadores que retiram os materiais reaproveitáveis em empresas, escolas, condomínios e também porta a porta.

“Com o entrega dos recicláveis nos ecopontos as cooperativas vão receber um volume maior de materiais e isso contribuirá para o fortalecimento do trabalho e aumento da renda dos catadores”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Laércio Soares. 

 Ele ressalta ainda a importância da conscientização ambiental que vem junto com ação educativa e que envolve pais e alunos. “Além dos moradores terem um local apropriado para fazer o descarte, a conscientização leva as pessoas a olhar a natureza com mais respeito e a cidade fica mais limpa”.  

Novos Ecopontos – Para 2017 a Prefeitura estabeleceu investimento da ordem R$ 761 mil na construção de seis novos ecopontos em Diadema.  Três deles já foram entregues recentemente – Rufino, Naval e Arraia  - e outros três ficarão prontos até o final do ano – Taboão, Canhema e Marginal Z. A cidade conta com outros quatro pontos de descartes, totalizando sete ecopontos em funcionamento atualmente. 

Para o descarte de entulho (resto de construções e pequenas quantidades de terra) cada morador pode levar ao ecoponto até 1m³ do material (cerca de 10 sacos de 50 quilos) semanalmente. Bagulho e recicláveis podem ser depositados mais vezes desde que seja no horário de funcionamento dos equipamentos.

A população pode ajudar a fiscalizar, denunciando os descartes irregulares pelo telefone 0800-7705559. Abaixo endereços e horários de funcionamentos dos ecopontos.

LOCAIS ONDE PODE SER FEITA  A ENTREGA DOS RECICLÁVEIS

- ECOPONTO RUFINO – Estrada do Rufino, 1059 – Bairro Serraria;

- ECOPONTO NAVAL – Avenida Corredor ABD, esquina com rua Beira Rio – Vila São José;

- ECOPONTO ARRAIA – Rua Arraia, 50 – Bairro Eldorado.

*** Funcionam às segundas-feiras, das 12h às 17h e , de terças-feiras a sábados, das 8h às 16h30.  Não abre aos domingos e feriados.

- ECOPONTO  DLU – Av. Pirâmide, 844 – Bairro Inamar;

- ECOPONTO NOVA POP – Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista;

- ECOPONTO CARACAS – Rua Caracas, 120 – Vila Mulford/ Centro;

- ECOPONTO ARCO ÍRIS – Rua Mozart s/nº – Jd. Arco Íris (parceria com a Ecovias).

 

*** Funcionam de segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h. Não abrem aos sábados, domingos e feriados. 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo