Rede de Gestores

24/03/2017 08:43

O que faz um profissional de RH?

O departamento de RH é um dos mais importantes dentro de uma empresa, pois é o responsável direto por ações que impactam toda a organização. Para quem deseja ingressar na área, deve saber que um curso de RH online é fortemente reconhecido no mercado.

Um dos objetivos principais do setor é fazer com que as pessoas possam alcançar objetivos propostos por meio de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura. Portanto, é de praxe treinar as pessoas para que elas possam ter um desenvolvimento efetivo dentro da organização.

Tenha visão estratégica

Nos dias atuais, o profissional não lida somente com folhas de pagamentos, recrutamento e seleção: ele deve necessariamente aparecer nos resultados da empresa. Isso significa participar assiduamente das reuniões, observar os funcionários mais de perto, sugerir mudanças, opinar, trazer resultados benéficos para a instituição e dar suporte para seus líderes e colaboradores. Isso tudo sem ser omisso, ou seja, deve estar sempre alerta a todos os acontecimentos que envolvem o seu local de trabalho. 

As empresas buscam cada vez mais especialistas que possuem visão estratégica de negócios. A gestão comercial e a tática devem ser mantidas como focos principais, assim como a gestão de pessoas.

O que é preciso para ser um bom profissional de RH?

Para ser um bom profissional, independentemente da área, deve se dedicar muito e estar sempre informado. Além disso, há a opção de ser um generalista, isto é, aquele que se dedica a tudo.

Caso prefira, existe a opção de se especializar em áreas como treinamento, recrutamento ou até mesmo legislação trabalhista.

  • É necessário ter fortes habilidades de comunicação, pois irá conversar com pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, raças etc.
  • Objetividade, discrição e paciência são elementos fundamentais para se tornar um ótimo profissional.
  • Ter jogo de cintura para trabalhar como parte de uma equipe, falar somente o necessário e evitar dar ouvidos às fofocas que normalmente acontecem.
  • É interessante conquistar a confiança dos colegas de trabalho, além de ter atitudes e hábitos que sejam exemplares.
  • É preciso estar com as tarefas em dia, pois problemas podem surgir a qualquer instante exigindo atenção imediata. Então, é preciso gerenciar bem o tempo para que essas situações não se agravem ou possam atrapalhar o rendimento dentro da empresa.
  • Possuir habilidades numéricas reforçará a posição na área, pois será necessário calcular as horas extras dos funcionários, descontar impostos, viabilizar ou não planos de saúde, empréstimos consignados, programar e realizar o pagamento de férias, 13º, administrar o fundo de garantia dos trabalhadores, dentre outras funções que são designadas a este profissional.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo