Rede de Gestores

08/12/2016 04:26

Arranjo Produtivo Local de Recursos Humanos do ABC buscará competitividade para o setor

Lançado nesta semana, APL reunirá empresários, profissionais do setor e gestores públicos para debater e propor ações que atendam demandas comuns aos integrantes

Na noite desta terça-feira, dia 6, foi lançado o Arranjo Produtivo Local (APL) de Serviços em Recursos Humanos do Grande ABC. A atividade, que contou com a participação de empresas prestadoras de serviço para o setor, profissionais de RH, gestores públicos, acadêmicos, entre outros públicos, foi realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“Este APL vem para somar e trazer inovações para nosso dia a dia, seja em empresas ou em órgãos públicos. Este é um momento ímpar. Somos pessoas que sabem e entendem que tudo tem que girar e trazer lucro, causa e situações diferenciadas. Conhecendo a lacuna que hoje existe, lançamos o Arranjo”, avaliou Antônio Roberto Ribeiro, da ARRS Associados, uma das empresas integrantes da iniciativa.

A princípio, o grupo pautará suas ações a partir de questões relacionadas à ampliação da participação de empresas do setor no mercado; fortalecimento da gestão, em busca de competitividade; capital humano e empreendedorismo; inovação tecnológica; e ações de cooperação entre instituições e empresas que atuam na área.

O objetivo do APL será, de modo geral, garantir ganhos de escala e poder de mercado; prover soluções em relação a temas como acesso a crédito e treinamento; estimular o processo de aprendizagem e inovação; reduzir custos e riscos, por meio do compartilhamento de ações e investimentos comuns aos participantes; e fortalecer as relações sociais.

“A ideia é estabelecer mecanismos de cooperação para avançar na disseminação de informações, o que irá gerar aos participantes do APL aprendizagem, possibilitando inovações, essenciais para movimentar a economia neste setor”, explicou Nilson Tadashi, assessor da Prefeitura de São Bernardo do Campo e colaborador da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Após o lançamento do APL, que contou com a apresentação desses objetivos aos participantes, além de contexto econômico regional, os próximos passos serão articular o compromisso e a participação de atores locais, definir plano de trabalho, bem como elaborar Estatuto e Regimento para a formalização deste Arranjo. A partir disso, o grupo deverá estabelecer plano estratégico, desenvolver ações e relações positivas e propositivas, bem como compartilhar resultados para fortalecer e perpetuar o APL de Serviços em Recursos Humanos do Grande ABC.

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoiam a iniciativa da criação do APL. Desde o final de 2015, as entidades acompanham debates promovidos por empresários e grupos de gestores de RH da região, que já levantavam demandas comuns e que deram origem ao projeto do Arranjo Produtivo Local para o setor no ABC. 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo